domingo, 22 de julho de 2012

Como aprender algo em 120 segundos?

Pergunta difícil, né? Mas, se depender de uma iniciativa da Microsoft em Portugal, é possível. Trata-se do site 120 Segundos, que tem como proposta reunir uma série de tutoriais em vídeo sobre os produtos da marca. A regra é uma só: os vídeos não podem ultrapassar os dois minutos de exibição.
O mais bacana é que as dicas são variadas, desde como criar um novo grupo na interface Metro do Windows 8 até como instalar a plataforma Wordpress no Windows, e estão disponíveis gratuitamente. Há um espaço inclusive que ensina como você pode criar seu próprio vídeo e realizar o upload no site.

Home do site 120 Segundos: iniciativa bacana da MS Portugal
Se você gostou da ideia, saiba que as tags do lado esquerdo da página ajudam você a se localizar pelos conteúdos. Aqui, o idioma não é barreira: mesmo a linguagem sendo em português de Portugal, não há muitas diferenças entre ela e nossa língua brasileira.
Então, acesse lá o site do 120 Segundos e vire um expert em produtos Microsoft!

--------------------------------------------------

Dica do Pplware, meu mais novo blog tecnológico favorito ;D

Um grande abraço, e até a próxima!

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Uma pequena homenagem

Quando o Felipe Premaor me convidou para fazer parte do Revista O Mate como colaborador, mais ou menos em abril deste ano, eu não fazia ideia da responsabilidade que este ato traria. Escrever é algo maravilhoso, ao meu ver, mas não sabemos realmente se seremos reconhecidos como bons agregadores de conteúdo, ou até mesmo bons escritores.
Ao longo do tempo, fui redescobrindo a mim mesmo, e aí nasceu a grande amizade. Quando eu ficava um bom tempo sem escrever aqui, por motivos quaisquer, ele vinha e comentava. Quando alguma postagem nova nascia de nossas mentes, quase sempre um comunicava o outro. Compartilhávamos opiniões, críticas ao fato de que sempre havia algo a ser mudado no blog, ou algo novo que poderia ter sido feito antes e não foi realizado antes. De certa forma, nós dois, como colegas do curso Técnico em Informática, sempre tínhamos coisas a pesquisar, e nessas andanças pela vida, achávamos algo realmente interessante e colocávamos no blog.
Mas, agora, isto mudou.
Algo que sempre aprendi foi valorizar as amizades que temos. Felipe Premaor foi um cara que me transmitia serenidade, sinceridade e o valor de uma amizade bem constituída, principalmente nos lugares que estávamos. O blog Revista O Mate foi um instrumento que ele criou e no qual se dedicou ao máximo, talvez para deixar um grande legado.
Quem lê suas postagens percebe que sua preocupação com a verdade vai além das letras. Ele nunca admitia que fatos inverídicos fossem postados, mas se divertia quando algo realmente interessante era colocado aqui.
Mas, como eu falei, nossa amizade ia além do Revista O Mate. De fato, conheci-o a apenas um ano e meio, mas parece que faz mais tempo, visto como ele conversava e contava suas histórias, de um jeito tão natural como alguém bem vivido. Seu riso solto e seus bordões (como "feito, meu velho!", quando acontecia algo importante ou provocativo) fazia Felipe ser ele mesmo, com personalidade própria. Acredito que ele admirava meu jeito de ser, assim como eu o admiro muito mais agora, e da mesma forma as pessoas que conheceram seu trabalho. Postar em um blog em que ele era o administrador foi pra mim um grande fato quando recebi o convite.
Felipe Daniel Premaor era uma pessoa excepcional. Cara trabalhador, admirador do bom cinema (inspiração para o blog Revista O Mate - Filmes e Seriados, o qual também ele é admin), da cultura gaúcha, do Grêmio, corridas de rua e de cerveja artesanal, mas recentemente, ele procurava ampliar seus horizontes. Sempre quis dar uma vida digna para sua família e para sua noiva, à qual havia conseguido tal status após seis anos de namoro.

Felipe Faleiro e Felipe Premaor em Montevidéu, setembro de 2011:  a ocasião que iniciou a amizade (Foto: Reprodução/Facebook)

Reflito aqui e lembro-me de sua dedicação às atividades que iniciava. Ele não desistia facilmente de um projeto, e mesmo que havia relutância de algum amigo próximo em realizar algo que ele queria, Premaor ia e fazia ele mesmo, se necessário.
Nunca o vi triste, somente indignado com seu clube do coração de vez em quando, algo natural para os amantes do futebol.  Fato este que volta e meia provocava discussões sadias entre amigos, daquelas que terminam quase sempre em um aperto de mão sincero.

Perfil do Felipe no Facebook: muitas mensagens de apoio

Ambos os blogs, Revista O Mate e seu parceiro, Filmes e Seriados, não vão acabar; pelo contrário, assumindo estes projetos como faço, tenho certeza que deixarei meu grande amigo ainda mais feliz e realizado, e com a sensação que seu dever na Terra foi cumprido.
Por fim, peço meu perdão a todos se publico inverdades aqui, pois apenas queria deixar minha homenagem a um cara que deixará saudades. Muitas mesmo.
Sevocê quiser deixar sua mensagem, aqui está o endereço do perfil do Facebook. Twitter aqui.

Felipe Daniel Premaor
* 04/03/1988
† 17/07/2012

À família e aos mais próximos, que Deus os abençoe e os guie neste momento difícil. Ao Premaor, saudades e nossas orações. Fica com Deus.
Um grande abraço a todos, e até a próxima!

terça-feira, 17 de julho de 2012

Luto

Terça-feira, 17 de julho de 2012. É com grande pesar que o blog Revista O Mate, vem através deste que vos fala, comunicar a morte, na manhã deste dia, de seu fundador, Felipe Daniel Premaor, um cara incrível, parceiro de todas as horas, inteligente, e que fará muita falta a todos que o rodeavam.
Que Deus o receba de braços abertos e o ilumine eternamente, pois as pessoas que são boas e justas aqui se tornam anjos lá em cima.

Descansa em paz, meu velho. Saudade eterna.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Fotos fakes: a falsificação de imagens e de contextos

Encontrei em um Blog esta postagem e achei muito interessante. Fala sobre o que estamos vivendo hoje.
Boa leitura!

O homem possui e pratica o instinto natural da desconfiança. Essa dúvida sobre a veracidade de qualquer fato é aflorado de acordo com a educação de cada indivíduo. Enquanto alguns mais inocentes são previsíveis na reação sobre os mais absurdos fatos, outros preferem relutar a acreditar.
São histórias, vídeos e especialmente fotos que não casam com a realidade. Atos de heroísmo perdidos em meio a tantos escândalos, crises e preocupações consideradas mais relevantes. O romantismo, dentro a nossa rotina, resume-se à ficção de livros e filmes. Os exemplos que deveriam servir como sopros de ânimo são forjados de maneira inconsequentes para que haja motivação.
E é aí que surge o grande erro: a implantação forçada de romantismo no mundo.

O beijo da vitória na volta para casa.


 A foto do marinheiro norte-americano beijando a enfermeira na Times Square após a vitória dos Estados Unidos sobre o Japão na Segunda Guerra Mundial é um clássico que serve perfeitamente como exemplo. Durante anos, a legenda da foto citava o reencontro de Edith Shain com o namorado. Mas foi tudo uma questão de acaso. A própria Shain, falecida em 2010, admitiu:

O soldado agarrou-me e eu limitei-me a fechar os olhos. Deixei que me beijasse porque sabia que ele tinha estado a lutar por nós. Depois do beijo, largou-me e seguiu viagem. Não o conhecia e nunca mais o vi. 
Ainda na Segunda Guerra ocorreu uma das maiores produções de fotos espontaneamente forjadas da história. A imagem dos fuzileiros levantando uma bandeira americana no cume do Monte de Iwo Jima em 23 de fevereiro de 1945 foi obra do fotógrafo Joe Rosenthal. A foto, que foi de selo até inspiração para obras de homenagens a soldados mortos, não é da exata tomada da região. Trata-se de um segundo momento, onde Rosenthal pediu para que os militares refizessem o movimento com uma bandeira maior e dirigiu toda a cena.

Rosenthal dirigiu a cena e criou um momento épico.
Modos de mascarar, inclusive, mortes e crimes foram utilizados na manipulação de fotos. Como o caso do comissário do partido soviético Nikolai Yezhov. Ele foi executado pela polícia secreta em 1940. Na segunda foto publicada na época, Nikolai simplesmente desapareceu da imagem oficial ao lado de Stálin, presidente da antiga União Soviética.

O comissário havia sido acusado de incompetência para desvio sexual e traição.

Antes, bem antes do Photoshop.

A manipulação também foi utilizada para impressionar. Foi o que o Irã fez – ou pelo menos tentou – em 2008. A imagem assustadora de quatro mísseis sendo testados foi capa dos principais jornais do mundo. A notícia era essa, até que um atento diretor de arte observou o copy paste de área na foto para disfaçar o míssil que havia falhado no lançamento. A proposta de negar o erro transformou o simples fato do Irã divulgar o lançamento como uma vitória em piada.

Antes não tivessem alterado.

Expectativa | Realidade
As fotos acima são somente referências de como os fotógrafos, utilizando técnicas que vão desde direção dos personagens até manipulação do cenário, conseguem produzir um contexto histórico inabalável. Essa propriedade que o fotografo possuía de registrar uma única imagem forjada esvaiu-se com o tempo, onde são raros os momentos que possuem apenas uma foto de um único ângulo.
Assim, sem a possibilidade da exclusividade e invenção de fato, foi criado um novo formato de hoax jornalísticoo das fotos compartilhadas com a legenda que o publicador preferir. Do mesmo modo como nos anos 90 as correntes de e-mails prometiam um celular da Sony Ericsson doado pela Netscape, hoje o Facebook é um antro de aproveitadores que se apoiam na ingenuidade alheia para disseminar informações sem fundamento.
Não há como negar: na maioria dos casos a proposta é digna. Mas não se deve forjar o cenário somente para persuadir um individuo que seu argumento é válido. Caso a força da opinião defendida seja relevante, ela jamais vai necessitar da utilização de mentiras para ter a aptidão do receptor dessa mensagem. Nada contra sua postura de defender causas nobres, mas corromper o fato é algo tão absurdo quanto o que você muitas vezes critica.
É o que podemos analisar nos três exemplos a seguir.

Dilma não fez Raoni chorar

"Belo Monte faz Cacique Raoni chorar."

O Cacique Raoni chora ao saber que Dilma liberou o inicio das construções de Belo Monte. Belo Monte seria maior que o Canal do Panamá, inundando pelo menos 400.000 hectares de floresta, expulsando 40.000 indígenas e populações locais e destruindo o habitat precioso de inúmeras espécies. Tudo isto para criar energia que poderia ser facilmente gerada com maiores investimentos em eficiência energética.
Palmas, para os que votaram… e jogaram o voto na mão de gente oportunista e sem escrupulos!!
A foto original do Caciqui Raoni é de 2007. A imagem foi registrada durante um evento onde Raoni foi homenageado por amigos e líderes culturais. O choro realmente ocorreu, mas foi um choro de emoção.

Era um tenente. E era um julgamento.

"Soldado chora após milagre."
Um jovem que trabalhava no exército era humilhado por ser cristão. Um dia seu superior querendo humilhá-lo na frente do pelotão chamou o soldado e disse: jovem venha aqui pegue esta chave vá até aquele jipe e estacione ali na frente. O jovem disse: Senhor não sei dirigir. Então, disse o superior, peça ajuda a seu Deus mostre que ele existe. O soldado pegou a chave e começou a orar, depois o soldado ligou o veiculo manobrou e estacionou perfeitamente.
Ao sair do jipe o soldado viu todos de joelho, chorando e dizendo: Nós queremos teu Deus. O jovem soldado espantado perguntou o que estava acontecendo, e o superior chorando abriu o capô do jipe e mostrou para o jovem que o carro estava sem motor. O jovem então disse: Está vendo senhor!
Esse é o Deus que eu sirvo, o Deus do impossivel, o Deus que traz a existência aquilo que não existe.
Não houve milagre, humilhação e muito menos Deus. A imagem demasiadamente compartilhada nos últimos dias por fanáticos religiosos é uma foto de maio de 2010. Na ocasião, o tenente Vinicius Ghidetti de Moraes Andrade chorou durante um depoimento no Supremo Tribunal Federal.
O tenente foi acusado de ter dado ordem para que soldados do Exército entregassem a traficantes de uma facção três jovens moradores do Morro da Providência, no Rio de Janeiro.

Professor era oficial da Polícia Militar

"Professor carrega PM em gesto de soliedariedade"

Essa foto, mesmo ganhando a timeline do Facebook só em 2012, é de 2010. E bastante popular. O registro de Clayton de Souza foi assunto de investigação dos principais veículos do Brasil. O ato ocorreu em 26 de março daquele ano, durante confronto entre policiais e professores em uma assembleia promovida próxima ao Palácio dos Bandeirantes. O Estadão publicou que tratava-se de um professor auxiliando a PM lesionada.
No entanto, a Polícia Militar divulgou nota em seu blog confirmando que o homem era um policial a paisana. Trata-se de um oficial P2, um tipo de agente secreto que trabalha para a Polícia Militar de São Paulo.

O mundo precisa de mais amor. Mas amor de verdade.

Não estamos falando para você desacreditar que o mundo pode ser mais heroico. A questão tratada aqui é a da responsabilidade. Vivemos um momento de imagens ilimitadas e compartilhamento acelerado de dados. É preciso muito cuidado antes de cuspir informações e opiniões desencontradas sem saber a origem do ocorrido.
De nada custa checar a informação antes de compartilha-la. É tolerável a ânsia de querer fazer algo de bom para o mundo e pedir para os próximos fazerem o mesmo. Coisas boas devem ser compartilhadas quando realmente ocorrerem.
Os registros sempre vão existir e estarão cada vez mais disponíveis. Lembre-se de valorizar os reais. E não caia – nem compartilhe – trotes. Às vezes o impacto dessas farsas vai além do momentâneo, podendo ser determinantes para suas percepções.
Se basear em mentiras não costuma dar certo. E não é sua boa vontade que vai mudar isso.

Fontes do Blog Papo de Homem

sábado, 14 de abril de 2012

Uma surpresa dramática

Você está andando tranquilamente pela rua. De repente, um botão aparece. Próximo dele, uma placa, com os dizeres: "Aperte para adicionar drama". O que você faria? Pois foi com um flashmob sensacional que a filial belga do canal de filmes TNT resolveu inovar. A seguir, confira o vídeo da ação. Você vai se surpreender, como eu, talvez.



O vídeo já foi visto mais de 16 milhões de vezes em três dias apenas. Deixe sua opinião nos comentários. Um abraço, e até a próxima!

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Draw Something e os novos artistas

Já tem nome a mais nova febre dos smartphones, superando os porquinhos coloridos do Angry Birds e similares: Draw Something. O aplicativo de nome despojado e de fácil assimilação, traz consigo a possibilidade de você soltar sua criatividade em troca da observação de alguém.
E não se trata de apenas "desenhar algo", como será muito bem observado por um leitor mais atento. Ele consiste em você desafiar uma pessoa em um jogo onde acertar quem se está desenhando é o menos importante; neste caso, trata-se de explorar o artista que há dentro de você para outro.

Draw em ação: no papel é mais difícil 

Certo, temos que pensar nas possibilidades lucrativas desse tipo de aplicativo. É cada vez maior o número de plataformas disponíveis no mundo, e o mercado é sedento por inovação, como a tecnologia em si. O game, que está sendo chamado de "rede social dos desenhos", foi criado pelo site OMGPOP, ou seja, mais um do grande segmento de jogos simples multiplayer online, o qual, devido à rápida expansão do app, já foi comprado no final de março pela Zynga, outra campeã de partidas jogadas no Facebook (foram eles que criaram o Farmville).
Lançado para Android e iOS, Draw está sendo o game que vendeu (eu disse vendeu) mais rapidamente na história do iTunes, cerca de 13 milhões de downloads em uma semana, e claro, já está na primeira posição há algum tempo. Comercializado a US$ 1 na loja americana da Apple e por cerca de R$ 1,81 no Google Play, o aplicativo conquista fãs no mundo inteiro. E isso é fantástico. Não somente como passatempo, mas por proporcionar momentos de interação mútua com o que se está fazendo. Ou seja, o mundo andava precisando de mais cor mesmo.

OMGPOP: de pop o nome e agora a reputação

Visite a página no Facebook do aplicativo e acompanhe as últimas novidades, neste link.
Um grande abraço, e até a próxima!

terça-feira, 3 de abril de 2012

4K (Digital Camera)

Estava eu, neste sábado passado (31/03), aguardando o pessoal para realizar uma vídeo conferência e definir alguns pontos de um trabalho sobre PHP (e acreditem, precisamos de muito debate para desenvolver um projeto, então, quem cursa TI que se prepare). Enquanto eu e um dos três colegas estávamos jogando papo fora no aguardo dos outros dois, ele me fala algo sobre a resolução 4K que estava disponível no You Tube. Logo pensei: sim, claro, na véspera do primeiro de abril e o cara me vem com uma dessas?! Aguardei alguns instantes e "pulou" o meu Skype com um link. Acessei o endereço que direcionava para o You Tube, e para a minha surpresa era verdade! Tentei ver o vídeo e não rodou bem. Travou muito e carregou lentamente. Fiz testes e rodei em 1080p, assisti tranquilamente! Foi aí que concluí: qual será a resolução desse tal de 4K para travar tanto enquanto os vídeos em 1080p rodam tranquilamente??
Foi desta forma que resolvi pesquisar e passar para vocês, leitores, o que realmente é o 4K. Trata-se de uma resolução muito maior que 1080p (1920x1080) e deixa o Full HD no passado. O 4K trabalha em 4096x2160. É uma resolução quatro vezes superior a Full HD, mas extrair o máximo desta tecnologia, por enquanto, é para poucos.
Os requisitos para aproveitar ao máximo essa nova resolução é primeiramente um monitor compatível com a resolução, o que é raro e caro. É preciso ainda contar com uma ótima placa de vídeo e uma conexão de pelo menos 10MB/s para, com sorte, conseguir ver imagens perfeitas e sem travamentos.
É difícil encontrar, hoje em dia, algum computador que consiga suportar ou aproveitar toda essa resolução. Os que chegam mais perto são os iMacs de 27 polegadas que apresentam uma resolução máxima de 2560x1440, mas isso é apenas a metade do 4K.
Analise a imagem abaixo para ter uma idéia do tamanho da resolução 4k:


Durante o CES 2010, foram apresentados alguns modelos de televisores com suporte a este formato. Os preços ainda são proibitivos e ainda não há conteúdo, de forma que aparelhos como esses ainda são sonho.
Para visualizar os vídeos deve-se selecionar a resolução "Original" dos vídeos disponíves em 4K, caso contrário, serão exibidos em 360p ou 480p.

Sabemos que ainda está longe de explorarmos essa tecnologia ao máximo. O jeito é continuarmos a aproveitar e nos contentar com a incrível resolução 1080p que está disponível no Brasil a anos.
Mas para quem quer tentar aventurar-se no mundo 4K, aí vai um vídeo para que tentem executar em seu computador.


Não se esqueçam de selecionar a opção "Original" (só é possível se visto direto no You Tube) e em tela cheia para aproveitar ao máximo (ao menos até aonde podemos) a resolução do vídeo.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Mágica com iPads

Um dos eventos internacionais mais renomados da Europa, com foco no mercado de investimento e desenvolvimento imobiliário agora inova com a abertura de um novo segmento, o de logística.

O MIPIM 2012 aconteceu em março de 2012 em Cannes, na França, do dia 6 ao dia 9.

O evento conta com a presença de grandes investidores e projetos que tem como objetivo a captação de apoio e recursos. MIPIM 2012 traz a oportunidade de ampliar o network de empresas e profissionais de várias partes do mundo.

Em sua edição anterior a Conceito Brazil levou para o MIPIM, cidades sedes da copa do mundo com seus projetos imobiliários, empresas renomadas como a INVI e grandes projetos nacionais como o Porto Maravilha, no Rio de Janeiro e a Nova Luz, projeto da cidade de São Paulo.

Para participar ou saber mais sobre o MIPIM 2012, entre em contato com a equipe da Conceito Brazil.
Bem, estava apenas apresentando o evento que, por sinal, nunca tinha ouvido falar. O mais interessante foi a apresentação de Charlie Caper and Erik Rosales no evento onde abusaram da tecnologia e fizeram mágicas incríveis usando iPads. Isso mesmo, usaram a tecnologia para realizar truques de MÁGICA.

Confira no vídeo abaixo:

sábado, 24 de março de 2012

Análise: Jogos Vorazes (filme)

Não se fala em outra coisa. Estreou, nesta sexta-feira, a versão cinematográfica de uma das séries literárias mais aclamadas dos últimos tempos, que reúne, por si só, duas paixões minhas quando se trata de literatura: fantasia juvenil (tipo As Crônicas de Nárnia) e distopia (futuro pós-apocalíptico dominado por um governo ou algo ditatorial): Jogos Vorazes.
A saga, escrita em três livros (do qual somente o primeiro foi lançado em filme até agora) a partir de 2008 pela americana Suzanne Collins, trata de uma nação chamada Panem, que formou-se após a destruição dos Estados Unidos devido a uma grande guerra. O país compõe-se de uma capital dominante (chamada Capital mesmo) e doze distritos que a circundam, cada qual possuindo uma função importante na economia do todo. Na verdade, os distritos eram treze, mas, após uma rebelião de seus habitantes para com a capital, este foi destruído. Desde então, como forma de não permitir novas insurreições, criaram-se os Jogos Vorazes, competição onde dois adolescentes entre doze e dezoito anos (os "Tributos") são escolhidos por Distrito ao acaso pelo governo para lutarem em uma espécie de reality show transmitido ao vivo para toda Panem. Dos 24, apenas um deve sair vencedor.

Lawrence como Katniss Everdeen: 20 com cara de 16

Enfim, vamos ao filme. Fiquei bastante curioso pelo que a mídia havia escrito e dito sobre o filme, então fui ao Cinespaço e quis ver também.
O que mais me chamou a atenção desde o início de Jogos Vorazes (The Hunger Games, 2012) foi a "presença de palco" da linda Jennifer Lawrence (X-Men - Primeira Classe), que representa Katniss Everdeen, a protagonista. Uma grande atriz, sem dúvida, que mesmo com 20 anos e 1,70m cresceu diante da personagem, que tem 16 no livro. Nomeada ao Oscar de Melhor Atriz por O Inverno da Alma, em 2011, ela tem novamente chances desta vez. Ao seu lado, Josh Hutcherson (Ponte para Terabítia), como Peeta Meelark, o outro tributo do Distrito 12, cujo trabalho eu não conhecia, mas desponta para ser um artista com competência em Hollywood.
Sempre gostei dos filmes da Lionsgate (a saga Jogos Mortais, e isso não é coincidência), produtora que aposta em carnificinas para conseguir público, e consegue. Os filmes deles têm alma e falam por si só.

Atenção: o texto a seguir pode conter spoilers. Leia com cautela e não fique chateado comigo só porque ficou sabendo do final antes de olhar o filme.


A parte que os Tributos vão para a Capital é incrível. Películas que conseguem trazer este contraste para a tela, por exemplo entre a pobreza do Distrito 12 e a impecabilidade da Capital trazem um certo ar imparcial a quem está assistindo. Parece que o filme não pende para um lado nem para o outro, mas se mantém em cima de muro, fazendo de outras questões as mais importantes neste caso.
A Capital é moda. É uma grande moda, e a impressão que dá é que Jogos de certa forma debocha um pouco deste mundo das grandes passarelas. Os muito ricos são representados por gente de cabelo untado com produtos azuis, rosas, e de outras corres berrantes, que gritam aos olhos assim como as roupas, impecáveis e que são dignas dos integrantes da banda Restart. Tem até um Tumblr sobre isso, dê uma olhada lá. E o que dizer das unhas do filme? Matéria da revista Criativa, que não fala de cinema mas abriu uma exceção aqui. Imagina só: pra você ter uma ideia, o estilista de Katniss é Lenny Kravitz (o personagem Cinna)!
No geral as cenas de luta não são de todo fortes, e há uma pitada de humor e romance também, que deixa a atmosfera mais leve. A fotografia é boa também e vale a pena. Bom saber que a literatura se reinventa, e está conquistando mais adeptos, pois quem olhou o filme vai querer ler o livro, e vice-versa. Jogos Vorazes, que pelo título parece banhado em sangue, tem tantas batidas por minuto quanto um da série Harry Potter. Mas, neste caso, estamos mais para o lado da realidade mesmo.

Trailer oficial, legendado tem no Youtube (incorporação desativada pelo canal ;D)

Um abraço, e até a próxima!

quinta-feira, 22 de março de 2012

Mark Zuckerberg NÃO reclama dos brasileiros!



Como haviamos comentado no post anterior, não tínhamos fontes seguras. Eis que a verdade segue! 
Os criadores de mensagens falsas no Facebook voltaram a atacar. A matéria-prima da vez é o próprio criador do serviço, Mark Zuckerberg, e envolve os usuários brasileiros da rede – grupo que caminha para assumir a segunda posição no site, atrás apenas dos americanos. Aos desavisados, cabe esclarecer: Zuckerberg não falou mal dos brasileiros.
O texto que circula pela rede reproduz uma hipotética entrevista de Zuckerberg à rede de TV CNN. No texto, ele explicaria por que não cede a uma pressão de usuários brasileiros: a introdução no Facebook de gifs animados – sequência de imagens que cria uma animação simples, em geral usada de forma bem-humorada.
“Segundo Mark Zuckerberg, se o Facebook abrir espaço aos gifs, o compartilhamento entre os usuário (sic) brasileiros  ficará igual ao Orkut, cheio de letrinhas coloridas, se mexendo, com mensagens de carinho e amor”, diz o texto.
Os brasileiros podem relaxar. Não, o Facebook não permitirá a publicação de gifs animados. E, não, Zuckerberg não está triste conosco.



Fonte: Midiamax

Mark Zuckerberg reclama dos brasileiros!

Não sabe-se ao certo se Mark Zuckerberg, dono do Facebook, está apenas decpcionado com os brasileiros, se apenas citou o comportamento dos mesmo na rede social ou se realmente criticou o país que é o sétimo maior mercado de internet no mundo. 
O que se sabe é que o comportamento dos brasileiros na internet tem má fama em todo o mundo. Um grande exemplo disso é o Orkut e o acesso bloqueado a jogos online inclusive. Esta rede social foi criada pelo Google e rapidamente foi minada com usuários brasileiros nos tornando a grande maioria. Não demorando muito, usuários de outros países começaram a usar outras redes tentando "fugir" dos posts com imagens, gifs brilhantes, mensagens religiosas e outras com grande interesse publicitário.
As palavras de Mark são as seguintes: "Se por um lado, os brasileiros fazem o Facebook crescer, por outro estragam tudo". Frase retirada de uma matéria apresentada pela emissora CNN.
Os engnheiros do Facebook estavam pensando em liberar a publicação dos gifs na rede, mas Zuckerberg impediu, afirmando que se o fizessem, o Facebook ficaria igual ao Orkut e isso devido a grande massa brasileira que utiliza a rede social todos os dias.
Mark foi questionado se pensa em bloquear o acesso ao Facebook para os brasileiros. "Não irei censurar os brasileiros, mas criarei um manual de comportamento".
Ao ser questionado se o Facebook estaria virando o Orkut diz que quem faz a rede social são os usuários. "Qualquer rede social na internet que tenha usuários brasileiros vira um problema" disse.

terça-feira, 6 de março de 2012

Unisinos recebe seletiva do Red Bull Paper Wings

Alunos da universidade terão a oportunidade de testar suas habilidades manuais ao construir seu próprio avião de papel e tentar garantir uma vaga na final mundial da competição!


O objetivo é voar, não aterrisar. Para ser campeão mundial de avião de papel basta uma folha sulfite. Em segundo lugar, mas não menos importante, definir o formato do avião. Pronto, agora basta testar seu planador por aí. O Campeonato Mundial de Aviões de Papel mobilizará alunos da Unisinos na próxima quarta-feira, dia 14/03, às 18h30, no Ginásio Desportivo.

Participante se preparando para o
 vôo na final mundial de 2009

 No Red Bull Paper wings, os estudantes poderão se inscrever para duas categorias: tempo de voo e distância. Na primeira categoria, ganha o avião que permanecer no ar por mais tempo. Já na distância, vence quem voar mais longe. O Brasil é bicampeão da competição, que já teve outras duas edições, em 2006 e 2009.

Leonard Ang subindo no pódio em Salzburgo!
 As inscrições para o Red Bull Paper Wings são gratuitas. Os interessados devem se apresentar para o “check-in” no local da prova, com uma (1) hora de antecedência ou se inscrever através do site www.redbullpaperwings.com/pt/brazil. O melhor brasileiro de cada categoria carimba seu passaporte para a final mundial da competição, que acontece em maio, na Áustria.
Red Bull Paper Wings – Unisinos
Quarta-feira, 14/03
18h30 (check-in às 18h00)
Local: Ginásio Desportivo, Av. Unisinos, nº 950


Exibir mapa ampliado

Mais informações: www.redbullpaperwings.com

domingo, 4 de março de 2012

The World Discoverer: o gigante falecido

Em minhas andanças pela internet, encontrei um blog com matérias muito legais sobre lugares que, por falta de conservação, questões naturais ou tragédias humanas, acabram por ser abandonados por completo. E quando se fala nisso, é um completo abandono mesmo. Trata-se do Sometimes Interesting ("Às Vezes Interessante, em tradução livre), escrito em inglês mas recheado de imagens para impactar quem não consegue ler em outro idioma.
Uma destas matérias é sobre um enorme navio que simplesmente virou sobre a costa de uma ilha e por lá permanece até hoje.


Não estou falando do Costa Concordia, embarcação que teve o mesmo destino trágico no início do ano, e que deixou pelo menos 25 pessoas. O que ilustra esta imagem é o The World Discoverer (ou, O Descobridor do Mundo), encalhado em um arquipélago no Oceano Pacífico.
Segundo o Sometimes Interesting, o Discoverer foi construído em 1974, possuía cerca de 50 metros de comprimento, e teve muitos proprietários até seu encalhamento. Em abril de 2000, o navio passeava ao largo das Ilhas Salomão, importante destino turístico do Pacífico Sul, quando bateu em um recife de procedência desconhecida. O comandante, Oliver Kreuss, não soube informar como o fato aconteceu, mas o que se sabe é que todos os passageiros foram transportados com segurança para fora do navio, após o contato do capitão pelo rádio com autoridades locais.

Oliver Kruess, capitão do Discoverer: todos se salvaram, menos o navio

Ainda segundo o site, um outro navio que estava próximo conseguiu fornecer médicos e suprimentos para as pessoas a bordo, mas a embarcação ficou abandonada para sempre. Ainda não houve um acordo entre o governo das ilhas e a empresa responsável pelo navio sobre a retirada do mesmo. Até isto ocorrer, um gigante estará lá, à espera.

Como o Discoverer era antes...

...e agora, cerca de doze anos após o acidente.
Confira mais imagens do navio abandonado, logo abaixo (clique para ampliar).







Veja no Google Maps, link aqui.
Fonte: Sometimes Interesting

Um forte abraço, e até a próxima!

sábado, 3 de março de 2012

Análise: Windows 8 Consumer Preview

A Microsoft lançou, nesta última quarta-feira, a versão beta do mais novo sistema operacional da família Windows. Previsto para ser lançado de maneira definitiva no meio do ano, o Windows 8 promete revoluções no que diz respeito à maneira com a qual os usuários interagem com o SO. Pude ter o privilégio de instalá-lo em meu notebook (que não tem touchscreen, diga-se de passagem) e trago aqui uma pequena análise em forma de tópicos, que mostra, em detalhes, como foi minha primeira experiência.

1. Interface Metro


Criei uma nova partição no HD utilizando o EASEUS Partition Master, que se saiu muito bem em substituição ao Gerenciador de Disco do Windows 7. Já havia baixado a versão de 64 bits do novo sistema, instalei-o em um pendrive bootável e o coloquei nesta nova divisão do disco rígido. Pude perceber que as novas configurações primárias são muito intuitivas, inclusive com o próprio sistema operacional rodando de maneira excelente quase ao lado do 7.
A Metro produziu muita fluidez logo no início, quando fui acessar os aplicativos. Na versão em inglês, não há mistérios. Cada ícone que se observa pode ser arrastado e redimensionado conforme o gosto do usuário. É bom lembrar que não havia conexões disponíveis no momento, por isso não pude colocar fotos na página inicial.

2. Venha ver aqui ao lado



Arrastando-se o cursor até o canto inferior direito (sim, há um cursor no Windows 8), os gadgets de configuração aparecem na tela; arrastando-o acima dos ícones, opções como pesquisa no sistema, compartilhamento de arquivos, o próprio menu visível e outras configurações são acessíveis.

3. A desktop ainda existe, mas...



...sem o menu Iniciar, como você deve ter notado, que foi alterado e virou o menu Start (imagem acima). É uma grande revolução, mas você provavelmente não vai mais se lembrar dele ao acessar o menu já citado.
No plano de fundo, o símbolo da nova versão: o peixe "Betta", que já havia aparecido no Bing há alguns dias atrás.

4. Ribbon agora é padrão também


O que já havia dado certo no Office a partir da versão 2007 finalmente foi implantada no sistema operacional: a interface de desktop Ribbon, que consiste numa nova organização das opções acima dos botões superiores. Utilizando abas para as definições gerais, há agora mais funcionalidade em uma mesma janela.

5. Olhe para o lado, de novo


A forma como o Windows 8 trata das janelas da desktop e da interface Metro do novo Iniciar parece praticamente a mesma. O mesmo atalho de mouse que há na segunda opção há na primeira, com a diferença que um relógio estiloso é exibido no lado esquerdo da tela, mesmo se há algum programa ou arquivo que não esteja em tela cheia aberto.

6. Todas as opções do mundo


Com muito mais facilidade de compreensão, as novas opções de desligar, ajustar brilho da tela, volume e verificar o status da conexão Wireless (preferencial neste caso), agora estão agrupadas ao clicar-se na opção "Settings" da barra lateral mostrada anteriormente. Tudo o que estava no Iniciar, de certa forma, teve de ser realocado em outros lugares pra permitir toda a beleza que é o Start novo, como o Painel de Controle e e a antiga Ajuda e Suporte.

7. Apps e mais apps


A tela dos aplicativos, acessível através da interface Metro, é bastante recheada e refinada por assuntos. Tudo o que envolve uma conexão com a Internet está na esquerda - acredite, tudo isto vem com o Windows 8 -, e o que já era padrão fica na esquerda, separada por funções como acessórios e ferramentas de desenvolvimento.

8. Windows em si


Os botões Minimizar, Maximizar e Fechar ainda estão lá, mas sem as bordas arredondadas e efeitos sombreados que havia antes. Provavelmente isto será implantado nas versões definitivas do sistema, pois não há necessidade de se configurar transparência em um SO que não será definitivo. Tudo o que está na Desktop, acessível com um toque na Metro, tem praticamente as mesmas opções que no Windows 7.

Algumas notas:

- Não testei ainda o gerenciador de tarefas, mas há informações de que ele seria muito mais detalhado e com utilidade mais abrangente.
- Não testei também o Internet Explorer 10, porque, como já falei, não tinha conexões disponíveis à Internet.
- Nada de bugs ainda. Espero que nem haja.
- Há a integração da conta Windows com a da Microsoft, realmente. Enfim seu Hotmail vai servir pra outra coisa a mais do que simplesmente entrar no MSN, ou acessar e-mails. Você poderá fazer logon na máquina utilizando o tal do Windows Live ID.
- As configurações dentro da interface Metro são muito boas, mas é importante lembrar que muitas delas, como aquelas que dizem respeito a mudança de cor ou de uma foto para colocar na tela inicial do sistema, não estão disponíveis porque pede ativação do Windows. Por isso, se você escolheu uma cor, é melhor ir se acostumando com ela.
- No geral, gostei muito do Windows 8, ele é leve, não consome muitos recursos da memória realmente e se saiu rápido, pelo menos nesta primeira impressão que tive. É arriscado instalá-lo como definitivo em alguma partição de seu HD por ser uma versão beta, por isso, sempre recorra aos diversos fóruns para ter certeza do que está fazendo. Fica a dica.

Quer fazer o download? Instalador no Windows 7 (com verificador de compatibilidade) aqui, versão de 32 bits em imagem ISO aqui, e de 64 bits, aqui. Os links são diretos (64 bits: 3,1 GB, 32 bits: 2,3 GB). O serial para instalação é DNJXJ-7XBW8-2378T-X22TX-BKG7J.

Um grande abraço, e até a próxima!

quinta-feira, 1 de março de 2012

Ecos de 2012 parte 2: as siglas do medo

ACTA

Como resposta ao aumento de falsificações de produtos e de pirataria de livros, músicas e outros protegidos por direito autorais, foi criado o ACTA - Anti-Counterfeiting Trade Agreement (Acordo Comercial Anticontrafação). Trata-se de um acordo internacional que está sendo negociado, com o objetivo de estabelecer um padrão global para o cumprimento da legislação de propriedade intelectual entre os países que venham a participar.

As negociações se iniciaram em outubro de 2007 entre a Estados Unidos, o Japão, a Suíça e a União Europeia, tendo sido depois integradas por Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Jordânia, Marrocos, México, Nova Zelândia e Singapura.

A crítica é muito forte em cima desse projeto, pois as negociações ocorrem visando o benefício da minoria e de forma sigilosa. Existem ainda indícios, como documentos que estavam no site Wikileaks, de que o acordo pretende beneficiar grandes corporações com o prejuízo de direitos de privacidade e liberdade de expressão do resto da sociedade.

Um exemplo bem prático de se explicar o que vai acontecer caso o ACTA seja implementado no Brasil é o seguinte:

Vamos supor que você faça um curso e nesse curso aprenda uma receita. Caso você passe essa receita para a sua mãe, estará violando um dos artigos do ACTA, pois quem pagou para ter essa informação foi você e não sua mãe.

Abaixo, um vídeo explicativo:






SOPA

Stop Online Piracy Act (Lei de Combate a pirataria Online) foi um projeto proposto por Lamar Smith na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos.


O projeto foi suspenso e arquivado no dia 20/01/2012, mas Smith informa que apenas até chegarmos em um comum acordo para o caso. Afirma que combatendo a pirataria na internet, a geração de empregos e lucros nas indústrias dos ramso atingidos seria muito maior.

Os opositores alegam que se o projeto for aprovado, será ameaçado o direto de livre expressão.

Se um dia o projeto for aprovado irá virar uma lei. Tal lei concede controle total aos detentores de direitos autorais sobre algum conteúdo, tanto direito que poderão determinar as pessoas que terão acesso aos conteúdos no qual tem direitos autorais. Com isso, a informação na internet ficaria muito mais limitada.

Facebook, Twitter e Google por exemplo, poderiam receber multas por usuário que postarem qualquer conteúdo sob o qual não tem direito autorais. Se você gravasse um vídeo de algum amigo seu cantando uma música ou até mesmo dançando com uma música ao fundo, postasse no Facebbok e não tivesse direitos autorais sobre a música, você e o Facebook seriam multados. E se o Google linkasse esse vídeo ao seu site também seria multado.



PIPA

Criada pelo senador americano do estado de Vermont Patrick Leahy, em maio de 2011, a lei que tem o nome real de PROTECT IP Act (ou ainda, na tradução livre, Ato de Prevenção de Ameaças Reais Online para a Criatividade Econômica e Roubo de Propriedades Intelectuais de 2011) é mais uma ameaça mesmo; mas à criação de conteúdo na internet.

A diferença principal entre ela e as outras é que esta lei pretende bloquear endereços IP de sites considerados suspeitos, para que os usuários fiquem sem acesso aos seus conteúdos. Todos sabemos que um IP é vinculado a um site assim que ele é criado, e, desta forma, se a página inicial for bloqueada, praticamente tudo o que está vinculado a ele fica comprometido.

Apesar de ser uma lei restrita aos EUA, os principais sites mundiais estão estabelecidos lá, por consequência também, seus servidores. São eles que distribuem os conteúdos das páginas ao resto do mundo, ficando restritos às leis norte-americanas desta maneira.

É mais branda que o ACTA (leia acima), pois não rastreia o IP do usuário, mas sim da própria página, inutilizando-a se esta postasse algum arquivo com direitos autorais ou com tendências a promover a pirataria online. Porém, o futuro reservado à internet seria sombrio como nos outros casos, com o fechamento de vários sites de downloads e exclusão de seus arquivos.

A proposta do PIPA, felizmente, foi vetada por tempo indeterminado na metade de janeiro de 2012 pela Casa Branca, até que haja consenso entre a opinião dos deputados americanos e a voz dos milhões de usuários da internet ao redor do mundo, que, como se viu nas últimas semanas, mobilizaram-se contra tais propostas.

Vídeo explicando o projeto SOPA e PIPA:




O que é mais interessante é que muitos cantores e cantoras não apoiam essas leis, ou não apoiaram quando a idéia foi lançada. Lembrando que em alguns países como Polônia a ACTA já está valendo! Vamos ficar de olho para que no Brasil nenhum deputado tenha a idéia de trazer alguma dessas leius para o nosso país!

Abaixo o vídeo mostando o apoio dos artistas ao Megaupload e reprimindo os projetos de lei:

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Twitter deve chegar a marca de 500 milhões de usuários registrados amanhã

O site americano MediaBistro divulgou, nesta terça-feira, novos números sobre a quantidade de usuários que o Twitter possui. Enquanto o Facebook comemora a chegada cada vez mais próxima do usuário número 1 bilhão, parece que a rede criada por Biz Stone e Jack Dorsey em 2006 também alcança índices fantásticos. A publicação utiliza os dados do Twopcharts, site que compila diversas estatísticas confiáveis sobre o microblog.
Na metade de janeiro, segundo ainda o MediaBistro, o site havia previsto que o Twitter chegaria no usuário meio bilhão somente em 26 de fevereiro, mas acabou antecipando este número por causa da aceleração grande do número de pessoas registradas: são cerca de onze por segundo.
Claro, nem todos são usuários ativos da rede de 140 caracteres, mas isto pouco importa para os criadores e desenvolvedores do Twitter; pelo contrário. Mostra a força das redes sociais como geradoras rápidas de conteúdo, e mais ainda, como um serviço relativamente mais "conciso" do que as outras redes, composto apenas de frases curtas, pode conquistar pessoas de várias culturas ao redor do mundo.
Nota: o Twitter chegou a 100 milhões de usuários em setembro de 2011, ou seja, cinco meses atrás.

Imagem do Twopcharts mostra o crescimento exponencial do Twitter:  as barras roxas representam o número de contas criadas por dia, em média, de 2006 pra cá. Cada fator  no eixo vertical representa 100 mil contas.


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Você também pode acompanhar a taxa de crescimento dos usuários do Twitter, através deste link. Até o presente momento, faltava 19 horas e 37 minutos para ser atingida a marca de 500 milhões de contas, ou seja, amanhã, 22 de fevereiro, por volta de 17h40, pelo horário de Brasília, o número será alcançado.

Um grande abraço, e até a próxima!

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

11 erros que podem matar seu blog

Ter um blog pode ser um desafio. Eu mesmo, que, como já citei, já fui dono de um, e, agora, estou ajudando a editar este, penso que arranjar tempo para escrever é algo que exige paciência e amor pelo que se faz.
O blog americano BlueGlass compilou, recentemente, uma lista com onze erros fatais que blogueiros comuns cometem, e que podem prejudicar sua reputação na blogosfera e o sucesso de sua publicação. Procurei traduzir as partes mais importantes, e espero que você siga estas dicas com interesse.

1. Texto não-amigável ou pouco compreensivo
Use o bom senso: leitores não leem parágrafos muito extensos ou com frases longas demais. Em qualquer idioma, a regra é a mesma: quatro ou cinco linhas para cada assunto, não mais do que isso. Além disso, faça como se fosse uma redação comum: vá direto ao assunto de sua postagem, mas não se esqueça das partes essenciais de um texto: introdução, desenvolvimento e conclusão.

2. Uso massivo de propagandas
Ads podem ser bastante úteis se você deseja lucrar com seu blog, mas o uso extensivo deles pode atrapalhar o layout ou mesmo a leitura do conteúdo. O BlueGlass dá exemplo das propagandas que aparecem ao abrirmos um site - nada mais frustrante que um site que te enche de anúncios antes do conteúdo aparecer.

3. Combinações inadequadas de cores
Exemplo clássico. Com o uso cada vez mais disseminado da internet, nossos olhos sofrem cada vez mais. Se você lê muitos sites ao longo do dia, provavelmente já encontrou um texto preto sobre fundo branco, e isso é muito comum mesmo. Essa condição pode causar diversos problemas de visão se os olhos estiverem expostos muito tempo a tais condições, e quem paga a conta no final é sua saúde. Procure utilizar o contrário: fundo preto sob texto branco, diminuindo assim o desconforto.

4. Muitos botões de compartilhamento
Responda rápido: você tem conta em redes sociais como Amen Me!, A97abi ou 100zakladok? Se sua resposta é não, seja mais específico: coloque botões de compartilhamento de suas postagens apenas onde tiver certeza que poderão ser bem recebidas. Twitter e Facebook são os exemplos mais conhecidos.

5. Falta de bom senso nas imagens
Adicione imagens que tenham a ver com o conteúdo do seu post. Você pode usar diversas formas, se fala de um site, tire uma print screen você mesmo; se fala de negócios, por exemplo, use uma imagem sua ou pesquise bem! Públicos específicos observam tanto quanto você.

6. Uso inadequado dos recursos multimídia
Hoje em dia, muitos usuários utilizam blogs como ferramenta de auto-promoção na sociedade, e não é por menos. As empresas observam o que está acontecendo no mundo, para não ficarem a margem da tecnologia. Um site onde haja um vídeo seu se expressando é muito mais interessante que um site que o redireciona para outro onde está este vídeo. A pessoa que estiver interessada em você pode navegar por outros conteúdos relativos a sua personalidade, sem precisar visitar outro site.

7. Postagens demais - ou de menos
Pesquise conteúdos diariamente, se puder, mas estabeleça um padrão para o ritmo de postagens. Aliás, esta é uma questão a ser resolvida na criação do blog, ou seja, o conteúdo que eu quero postar é relevante? Possui novidades continuamente ou eu preciso renovar o que escrevo? O padrão pode variar de blog para blog, mas seja sensato: alguém que leu uma postagem sua hoje pode não ler mais tarde de novo.

8. Data errada no rodapé
Erro de programação mesmo. Se seu site é atualizado em 2012 mas no rodapé está "Copyright - 2009", é sinal que você não mexe há tempos no código-fonte da página, podendo ser tachado de desleixado.
O BlueGlass dá um exemplo de código PHP que pode ser adicionado ao rodapé de sua página sem que haja preocupação com a mudança de datas:

<?php echo date(“Y”); ?>


Pronto! Simples assim.


9. Categoria "não categorizada"
Criatividade é tudo hoje em dia. Geralmente você cria um post mas não sabe onde encaixá-lo, então coloca-o na tag "Não categorizada", ou "Uncategorized". Isso demonstra falta de cuidado com a página, e também uma questão que eu já citei antes: sobre o quê seu blog irá comentar. Se for sobre informática e lançamentos, tags com esses nomes estão de bom tamanho, caso você resolva variar, crie uma nova tag para o assunto. Seus leitores ficarão menos perdidos e você, com mais organização.


10. Layout inadequado
A estética é fundamental para a manutenção de uma página. Assim como você deve combinar de roupa ao sair na rua para evitar comentários maldosos, também um blog precisa de uma "roupa" bonita ao ser apresentado. E isso tem a ver somente em parte com cores, mas também, em maior grau, com o posicionamento dos itens na página. Mais uma vez, o bom senso prevalece aqui.


11. Não responder aos comentários
Seja gentil. Se você recebeu um comentário, é sinal que algum leitor resolveu acrescentar algo ao conteúdo de seu post, seja positiva ou negativamente. Se houve elogios, agradeça e faça-o voltar mais vezes. Dessa forma você acaba se aproximando de seu leitor e ele vai gostar também. Se alguém apontou erros, não retruque: agradeça da mesma forma e corrija o que for necessário. Se houve ofensas, aplique a regra do último caso: use as ferramentas de moderação de uma página para excluir o comentário maldoso.


-------------------------------------------------------------------------------
Bom, era isso por enquanto. Se você tem ainda alguma dúvida ou sugestão, marque nos comentários.


Um abraço, e até a próxima!

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Fontes de uma grande causa

Fazia tempo que eu não começava uma postagem desse jeito. Assim, estou, como dá pra dizer, tenso. Talvez pelo motivo desta postagem, devemos ter muito cuidado ao escrever, porque estamos lidando com pessoas que podem não ser da nossa convivência diária, mas viram "queridos terceiros" por estarem mais juntos dos amigos em comum.
Guilherme Israel Fontes, o adolescente de 16 anos que sumiu no mar de Capão da Canoa por volta das 19h da última segunda-feira, é um viral do bem. Eles são mais impactantes e, diga-se de passagem, menos divulgados que as campanhas que só espalham indignação na internet, e que não nos trazem outros sentimentos  senão vontade de desligar o computador e esperar.

Twitter: jovens usam o microblog para mandar apoio
Bom, Guilherme é daqui de Novo Hamburgo, e provavelmente morava perto de mim, o que significa que recebi, e fui testemunha da mesma forma, de inúmeras manifestações de afeto ao rapaz, além de fotomontagens e exaltações às virtudes dele.
Considero esses virais do bem uma grande proposta, pois, tendo vários amigos em comum, sentimos a mesma coisa que estes podem estar sentindo no momento: preocupação, tensão, a angústia de não receber notícias... Não estou sendo pessimista, mas esta é a realidade: outros adolescentes se juntam em torno de uma corrente só. Isto os jornais e sites não noticiam.

Mural do Guilherme Fontes no Facebook: mobilização até de quem não o conhecia
Vai ter gente dizendo que eu estou utilizando a história do Guilherme Fontes como pretexto para aumentar a audiência do blog, muito pelo contrário: o rapaz mostra a força das redes sociais como forma de unir as pessoas em torno de uma causa. Neste caso, bem perto da gente.
Para finalizar, é claro que o ser humano passa por momentos de fraqueza, ainda mais quando há uma certa angústia em relação a alguém que esteja desaparecido. Sempre acalma o coração poder se consolar em amigos ou pessoas próximas a este indivíduo; com a força crescente das redes sociais, até mesmo na página da própria pessoa, mesmo que esta nem consiga ler.

#forçafontes
A equipe do blog Revista O Mate fica na torcida por ti!

Um abraço, e que tudo dê certo para todos.

ATUALIZAÇÃO 03/02: Segundo o G1, o corpo de Guilherme Fontes foi encontrado embaixo da plataforma de pesca da praia de Cidreira, distante cerca de 52 km ao sul de Capão da Canoa. Toda nossa solidariedade à família e a todos os que torceram para que tudo isto não fosse somente um pesadelo maior.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Novo metrô asiático impressiona pela imponência

Borat ficaria feliz com o seu Cazaquistão...
Esqueça Emirados Árabes ou os "novos tigres" do Oriente Médio. O que chamou a atenção em todo o mundo nos últimos dias foi a inauguração do novíssimo metrô da cidade de Almaty, no Cazaquistão. Primando pela organização e cuidado com que o mesmo foi planejado, o novo meio de transporte da antiga capital da ex-república soviética agora é um símbolo da abertura para o mundo desta nação. Vale lembrar que a chamada Linha 1 terá sete estações e servirá uma população total de 1 milhão e 185 mil habitantes.
Confira algumas imagens, retiradas do site English Russia:










Segundo o site, o metrô foi inaugurado em 1º de dezembro do ano passado, após 23 anos de construção. Valeu a pena, não acham?
Outras curiosidades: a menos que você tenha autorização, não pode tirar fotos do local. Em compensação, pessoas de bicicleta e cachorros são permitidos.
----------------------------------------------------------------------------
Perguntar não mata: quanto tempo vai demorar para termos um assim aqui no Brasil?

Conteúdo retirado do Tecmundo.

Abraço, e até a próxima!