terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Fontes de uma grande causa

Fazia tempo que eu não começava uma postagem desse jeito. Assim, estou, como dá pra dizer, tenso. Talvez pelo motivo desta postagem, devemos ter muito cuidado ao escrever, porque estamos lidando com pessoas que podem não ser da nossa convivência diária, mas viram "queridos terceiros" por estarem mais juntos dos amigos em comum.
Guilherme Israel Fontes, o adolescente de 16 anos que sumiu no mar de Capão da Canoa por volta das 19h da última segunda-feira, é um viral do bem. Eles são mais impactantes e, diga-se de passagem, menos divulgados que as campanhas que só espalham indignação na internet, e que não nos trazem outros sentimentos  senão vontade de desligar o computador e esperar.

Twitter: jovens usam o microblog para mandar apoio
Bom, Guilherme é daqui de Novo Hamburgo, e provavelmente morava perto de mim, o que significa que recebi, e fui testemunha da mesma forma, de inúmeras manifestações de afeto ao rapaz, além de fotomontagens e exaltações às virtudes dele.
Considero esses virais do bem uma grande proposta, pois, tendo vários amigos em comum, sentimos a mesma coisa que estes podem estar sentindo no momento: preocupação, tensão, a angústia de não receber notícias... Não estou sendo pessimista, mas esta é a realidade: outros adolescentes se juntam em torno de uma corrente só. Isto os jornais e sites não noticiam.

Mural do Guilherme Fontes no Facebook: mobilização até de quem não o conhecia
Vai ter gente dizendo que eu estou utilizando a história do Guilherme Fontes como pretexto para aumentar a audiência do blog, muito pelo contrário: o rapaz mostra a força das redes sociais como forma de unir as pessoas em torno de uma causa. Neste caso, bem perto da gente.
Para finalizar, é claro que o ser humano passa por momentos de fraqueza, ainda mais quando há uma certa angústia em relação a alguém que esteja desaparecido. Sempre acalma o coração poder se consolar em amigos ou pessoas próximas a este indivíduo; com a força crescente das redes sociais, até mesmo na página da própria pessoa, mesmo que esta nem consiga ler.

#forçafontes
A equipe do blog Revista O Mate fica na torcida por ti!

Um abraço, e que tudo dê certo para todos.

ATUALIZAÇÃO 03/02: Segundo o G1, o corpo de Guilherme Fontes foi encontrado embaixo da plataforma de pesca da praia de Cidreira, distante cerca de 52 km ao sul de Capão da Canoa. Toda nossa solidariedade à família e a todos os que torceram para que tudo isto não fosse somente um pesadelo maior.

3 comentários:

  1. Bah Fontes, tu ta fazendo muita falta cara, pelo menos sei que tu estás melhor que nós agora velho, até breve irmão.

    ResponderExcluir
  2. nossa, ja se 2 meses, eu nao o conhecia, mais a dor que eu sinto é enorme e nao passa. Queria muito saber onde ele morava, alguem sabe?

    ResponderExcluir
  3. Não sei exatamente onde ele morava, mas como já relatei ali, todos os que estavam próximos dele com certeza compartilham da mesma dor hoje. Deus fez sua vontade, e bola pra frente que é vida que segue ;x

    ResponderExcluir