segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

11 erros que podem matar seu blog

Ter um blog pode ser um desafio. Eu mesmo, que, como já citei, já fui dono de um, e, agora, estou ajudando a editar este, penso que arranjar tempo para escrever é algo que exige paciência e amor pelo que se faz.
O blog americano BlueGlass compilou, recentemente, uma lista com onze erros fatais que blogueiros comuns cometem, e que podem prejudicar sua reputação na blogosfera e o sucesso de sua publicação. Procurei traduzir as partes mais importantes, e espero que você siga estas dicas com interesse.

1. Texto não-amigável ou pouco compreensivo
Use o bom senso: leitores não leem parágrafos muito extensos ou com frases longas demais. Em qualquer idioma, a regra é a mesma: quatro ou cinco linhas para cada assunto, não mais do que isso. Além disso, faça como se fosse uma redação comum: vá direto ao assunto de sua postagem, mas não se esqueça das partes essenciais de um texto: introdução, desenvolvimento e conclusão.

2. Uso massivo de propagandas
Ads podem ser bastante úteis se você deseja lucrar com seu blog, mas o uso extensivo deles pode atrapalhar o layout ou mesmo a leitura do conteúdo. O BlueGlass dá exemplo das propagandas que aparecem ao abrirmos um site - nada mais frustrante que um site que te enche de anúncios antes do conteúdo aparecer.

3. Combinações inadequadas de cores
Exemplo clássico. Com o uso cada vez mais disseminado da internet, nossos olhos sofrem cada vez mais. Se você lê muitos sites ao longo do dia, provavelmente já encontrou um texto preto sobre fundo branco, e isso é muito comum mesmo. Essa condição pode causar diversos problemas de visão se os olhos estiverem expostos muito tempo a tais condições, e quem paga a conta no final é sua saúde. Procure utilizar o contrário: fundo preto sob texto branco, diminuindo assim o desconforto.

4. Muitos botões de compartilhamento
Responda rápido: você tem conta em redes sociais como Amen Me!, A97abi ou 100zakladok? Se sua resposta é não, seja mais específico: coloque botões de compartilhamento de suas postagens apenas onde tiver certeza que poderão ser bem recebidas. Twitter e Facebook são os exemplos mais conhecidos.

5. Falta de bom senso nas imagens
Adicione imagens que tenham a ver com o conteúdo do seu post. Você pode usar diversas formas, se fala de um site, tire uma print screen você mesmo; se fala de negócios, por exemplo, use uma imagem sua ou pesquise bem! Públicos específicos observam tanto quanto você.

6. Uso inadequado dos recursos multimídia
Hoje em dia, muitos usuários utilizam blogs como ferramenta de auto-promoção na sociedade, e não é por menos. As empresas observam o que está acontecendo no mundo, para não ficarem a margem da tecnologia. Um site onde haja um vídeo seu se expressando é muito mais interessante que um site que o redireciona para outro onde está este vídeo. A pessoa que estiver interessada em você pode navegar por outros conteúdos relativos a sua personalidade, sem precisar visitar outro site.

7. Postagens demais - ou de menos
Pesquise conteúdos diariamente, se puder, mas estabeleça um padrão para o ritmo de postagens. Aliás, esta é uma questão a ser resolvida na criação do blog, ou seja, o conteúdo que eu quero postar é relevante? Possui novidades continuamente ou eu preciso renovar o que escrevo? O padrão pode variar de blog para blog, mas seja sensato: alguém que leu uma postagem sua hoje pode não ler mais tarde de novo.

8. Data errada no rodapé
Erro de programação mesmo. Se seu site é atualizado em 2012 mas no rodapé está "Copyright - 2009", é sinal que você não mexe há tempos no código-fonte da página, podendo ser tachado de desleixado.
O BlueGlass dá um exemplo de código PHP que pode ser adicionado ao rodapé de sua página sem que haja preocupação com a mudança de datas:

<?php echo date(“Y”); ?>


Pronto! Simples assim.


9. Categoria "não categorizada"
Criatividade é tudo hoje em dia. Geralmente você cria um post mas não sabe onde encaixá-lo, então coloca-o na tag "Não categorizada", ou "Uncategorized". Isso demonstra falta de cuidado com a página, e também uma questão que eu já citei antes: sobre o quê seu blog irá comentar. Se for sobre informática e lançamentos, tags com esses nomes estão de bom tamanho, caso você resolva variar, crie uma nova tag para o assunto. Seus leitores ficarão menos perdidos e você, com mais organização.


10. Layout inadequado
A estética é fundamental para a manutenção de uma página. Assim como você deve combinar de roupa ao sair na rua para evitar comentários maldosos, também um blog precisa de uma "roupa" bonita ao ser apresentado. E isso tem a ver somente em parte com cores, mas também, em maior grau, com o posicionamento dos itens na página. Mais uma vez, o bom senso prevalece aqui.


11. Não responder aos comentários
Seja gentil. Se você recebeu um comentário, é sinal que algum leitor resolveu acrescentar algo ao conteúdo de seu post, seja positiva ou negativamente. Se houve elogios, agradeça e faça-o voltar mais vezes. Dessa forma você acaba se aproximando de seu leitor e ele vai gostar também. Se alguém apontou erros, não retruque: agradeça da mesma forma e corrija o que for necessário. Se houve ofensas, aplique a regra do último caso: use as ferramentas de moderação de uma página para excluir o comentário maldoso.


-------------------------------------------------------------------------------
Bom, era isso por enquanto. Se você tem ainda alguma dúvida ou sugestão, marque nos comentários.


Um abraço, e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário