quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Ecos de 2012: Megaupload fora do ar

Está sendo notícia em todos os portais: um dos maiores sites de compartilhamentos de arquivos do mundo, se não o maior fora do esquema dos torrents, o Megaupload, fechou nesta quinta-feira. A decisão foi tomada pelo tribunal do estado americano da Virgínia, que afirma, com os devidos autos, que o site era responsável por causar prejuízos da casa dos US$ 500 milhões, somente em direitos autorais que não foram recebidos por gravadoras e outras empresas de criação de conteúdo de entretenimento. Seus principais funcionários foram presos.
É bastante contraditório afirmar que pode ser um dos principais reflexos da SOPA, a famosa lei que restringe a distribuição de conteúdo na internet e da qual falei aqui. Embora alguns sites tenham afirmado que a lei simplesmente não será mais votada por falta de quórum, ainda é cedo para se afirmar algo concreto e bradar vivas. Encare os fatos: um dia após o blecaute da web liderado pela Wikipédia inglesa, vem o FBI, já devidamente pronto a receber ordens explícitas, e prende os responsáveis pelo Megaupload, que frequentemente era relacionado com pirataria online e era tido como uma das primeiras páginas que fechariam. E aconteceu.
Mas a palavra que tanto vem provocando reações diversas na aldeia global ressurgiu, como um gigante adormecido. Anonymous. Em seu Twitter oficial, a organização hacker mais famosa e ativa do mundo cria e replica ações sem precedentes, mas que já eram previstas tais como foram. Claro que eles iriam reagir, atacar sites do governo dos EUA era uma consequência que os verdadeiros chefões do crime teriam que arcar.
E realmente, o Megaupload está fora do ar conforme muitos usuários estão relatando no Twitter e pudemos confirmar durante todo o dia. Mas a preocupação continua: há limites para os dois lados?


Twitter do Anonymous, há algumas horas: "Prepare a pipoca... esta será uma longa e engraçada noite."

Um abraço a todos e até a próxima!

Um comentário:

  1. Ouvi comentários, mas não confirmo nada, que o Pirate Bay também irá sair do ar!

    O que serão dos sites de compartilhamento da internet visto que o Pirate Bay é gratuito?

    ResponderExcluir