terça-feira, 3 de abril de 2012

4K (Digital Camera)

Estava eu, neste sábado passado (31/03), aguardando o pessoal para realizar uma vídeo conferência e definir alguns pontos de um trabalho sobre PHP (e acreditem, precisamos de muito debate para desenvolver um projeto, então, quem cursa TI que se prepare). Enquanto eu e um dos três colegas estávamos jogando papo fora no aguardo dos outros dois, ele me fala algo sobre a resolução 4K que estava disponível no You Tube. Logo pensei: sim, claro, na véspera do primeiro de abril e o cara me vem com uma dessas?! Aguardei alguns instantes e "pulou" o meu Skype com um link. Acessei o endereço que direcionava para o You Tube, e para a minha surpresa era verdade! Tentei ver o vídeo e não rodou bem. Travou muito e carregou lentamente. Fiz testes e rodei em 1080p, assisti tranquilamente! Foi aí que concluí: qual será a resolução desse tal de 4K para travar tanto enquanto os vídeos em 1080p rodam tranquilamente??
Foi desta forma que resolvi pesquisar e passar para vocês, leitores, o que realmente é o 4K. Trata-se de uma resolução muito maior que 1080p (1920x1080) e deixa o Full HD no passado. O 4K trabalha em 4096x2160. É uma resolução quatro vezes superior a Full HD, mas extrair o máximo desta tecnologia, por enquanto, é para poucos.
Os requisitos para aproveitar ao máximo essa nova resolução é primeiramente um monitor compatível com a resolução, o que é raro e caro. É preciso ainda contar com uma ótima placa de vídeo e uma conexão de pelo menos 10MB/s para, com sorte, conseguir ver imagens perfeitas e sem travamentos.
É difícil encontrar, hoje em dia, algum computador que consiga suportar ou aproveitar toda essa resolução. Os que chegam mais perto são os iMacs de 27 polegadas que apresentam uma resolução máxima de 2560x1440, mas isso é apenas a metade do 4K.
Analise a imagem abaixo para ter uma idéia do tamanho da resolução 4k:


Durante o CES 2010, foram apresentados alguns modelos de televisores com suporte a este formato. Os preços ainda são proibitivos e ainda não há conteúdo, de forma que aparelhos como esses ainda são sonho.
Para visualizar os vídeos deve-se selecionar a resolução "Original" dos vídeos disponíves em 4K, caso contrário, serão exibidos em 360p ou 480p.

Sabemos que ainda está longe de explorarmos essa tecnologia ao máximo. O jeito é continuarmos a aproveitar e nos contentar com a incrível resolução 1080p que está disponível no Brasil a anos.
Mas para quem quer tentar aventurar-se no mundo 4K, aí vai um vídeo para que tentem executar em seu computador.


Não se esqueçam de selecionar a opção "Original" (só é possível se visto direto no You Tube) e em tela cheia para aproveitar ao máximo (ao menos até aonde podemos) a resolução do vídeo.

Um comentário:

  1. Mais uma sugestão de matéria :D

    No meu computador em algumas partes de outros vídeos 4k o processamento chega a 40%. Nesse postado foi a 22%. (Core i7 2600K @ 3.4ghz)

    ResponderExcluir