sábado, 3 de março de 2012

Análise: Windows 8 Consumer Preview

A Microsoft lançou, nesta última quarta-feira, a versão beta do mais novo sistema operacional da família Windows. Previsto para ser lançado de maneira definitiva no meio do ano, o Windows 8 promete revoluções no que diz respeito à maneira com a qual os usuários interagem com o SO. Pude ter o privilégio de instalá-lo em meu notebook (que não tem touchscreen, diga-se de passagem) e trago aqui uma pequena análise em forma de tópicos, que mostra, em detalhes, como foi minha primeira experiência.

1. Interface Metro


Criei uma nova partição no HD utilizando o EASEUS Partition Master, que se saiu muito bem em substituição ao Gerenciador de Disco do Windows 7. Já havia baixado a versão de 64 bits do novo sistema, instalei-o em um pendrive bootável e o coloquei nesta nova divisão do disco rígido. Pude perceber que as novas configurações primárias são muito intuitivas, inclusive com o próprio sistema operacional rodando de maneira excelente quase ao lado do 7.
A Metro produziu muita fluidez logo no início, quando fui acessar os aplicativos. Na versão em inglês, não há mistérios. Cada ícone que se observa pode ser arrastado e redimensionado conforme o gosto do usuário. É bom lembrar que não havia conexões disponíveis no momento, por isso não pude colocar fotos na página inicial.

2. Venha ver aqui ao lado



Arrastando-se o cursor até o canto inferior direito (sim, há um cursor no Windows 8), os gadgets de configuração aparecem na tela; arrastando-o acima dos ícones, opções como pesquisa no sistema, compartilhamento de arquivos, o próprio menu visível e outras configurações são acessíveis.

3. A desktop ainda existe, mas...



...sem o menu Iniciar, como você deve ter notado, que foi alterado e virou o menu Start (imagem acima). É uma grande revolução, mas você provavelmente não vai mais se lembrar dele ao acessar o menu já citado.
No plano de fundo, o símbolo da nova versão: o peixe "Betta", que já havia aparecido no Bing há alguns dias atrás.

4. Ribbon agora é padrão também


O que já havia dado certo no Office a partir da versão 2007 finalmente foi implantada no sistema operacional: a interface de desktop Ribbon, que consiste numa nova organização das opções acima dos botões superiores. Utilizando abas para as definições gerais, há agora mais funcionalidade em uma mesma janela.

5. Olhe para o lado, de novo


A forma como o Windows 8 trata das janelas da desktop e da interface Metro do novo Iniciar parece praticamente a mesma. O mesmo atalho de mouse que há na segunda opção há na primeira, com a diferença que um relógio estiloso é exibido no lado esquerdo da tela, mesmo se há algum programa ou arquivo que não esteja em tela cheia aberto.

6. Todas as opções do mundo


Com muito mais facilidade de compreensão, as novas opções de desligar, ajustar brilho da tela, volume e verificar o status da conexão Wireless (preferencial neste caso), agora estão agrupadas ao clicar-se na opção "Settings" da barra lateral mostrada anteriormente. Tudo o que estava no Iniciar, de certa forma, teve de ser realocado em outros lugares pra permitir toda a beleza que é o Start novo, como o Painel de Controle e e a antiga Ajuda e Suporte.

7. Apps e mais apps


A tela dos aplicativos, acessível através da interface Metro, é bastante recheada e refinada por assuntos. Tudo o que envolve uma conexão com a Internet está na esquerda - acredite, tudo isto vem com o Windows 8 -, e o que já era padrão fica na esquerda, separada por funções como acessórios e ferramentas de desenvolvimento.

8. Windows em si


Os botões Minimizar, Maximizar e Fechar ainda estão lá, mas sem as bordas arredondadas e efeitos sombreados que havia antes. Provavelmente isto será implantado nas versões definitivas do sistema, pois não há necessidade de se configurar transparência em um SO que não será definitivo. Tudo o que está na Desktop, acessível com um toque na Metro, tem praticamente as mesmas opções que no Windows 7.

Algumas notas:

- Não testei ainda o gerenciador de tarefas, mas há informações de que ele seria muito mais detalhado e com utilidade mais abrangente.
- Não testei também o Internet Explorer 10, porque, como já falei, não tinha conexões disponíveis à Internet.
- Nada de bugs ainda. Espero que nem haja.
- Há a integração da conta Windows com a da Microsoft, realmente. Enfim seu Hotmail vai servir pra outra coisa a mais do que simplesmente entrar no MSN, ou acessar e-mails. Você poderá fazer logon na máquina utilizando o tal do Windows Live ID.
- As configurações dentro da interface Metro são muito boas, mas é importante lembrar que muitas delas, como aquelas que dizem respeito a mudança de cor ou de uma foto para colocar na tela inicial do sistema, não estão disponíveis porque pede ativação do Windows. Por isso, se você escolheu uma cor, é melhor ir se acostumando com ela.
- No geral, gostei muito do Windows 8, ele é leve, não consome muitos recursos da memória realmente e se saiu rápido, pelo menos nesta primeira impressão que tive. É arriscado instalá-lo como definitivo em alguma partição de seu HD por ser uma versão beta, por isso, sempre recorra aos diversos fóruns para ter certeza do que está fazendo. Fica a dica.

Quer fazer o download? Instalador no Windows 7 (com verificador de compatibilidade) aqui, versão de 32 bits em imagem ISO aqui, e de 64 bits, aqui. Os links são diretos (64 bits: 3,1 GB, 32 bits: 2,3 GB). O serial para instalação é DNJXJ-7XBW8-2378T-X22TX-BKG7J.

Um grande abraço, e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário