domingo, 4 de março de 2012

The World Discoverer: o gigante falecido

Em minhas andanças pela internet, encontrei um blog com matérias muito legais sobre lugares que, por falta de conservação, questões naturais ou tragédias humanas, acabram por ser abandonados por completo. E quando se fala nisso, é um completo abandono mesmo. Trata-se do Sometimes Interesting ("Às Vezes Interessante, em tradução livre), escrito em inglês mas recheado de imagens para impactar quem não consegue ler em outro idioma.
Uma destas matérias é sobre um enorme navio que simplesmente virou sobre a costa de uma ilha e por lá permanece até hoje.


Não estou falando do Costa Concordia, embarcação que teve o mesmo destino trágico no início do ano, e que deixou pelo menos 25 pessoas. O que ilustra esta imagem é o The World Discoverer (ou, O Descobridor do Mundo), encalhado em um arquipélago no Oceano Pacífico.
Segundo o Sometimes Interesting, o Discoverer foi construído em 1974, possuía cerca de 50 metros de comprimento, e teve muitos proprietários até seu encalhamento. Em abril de 2000, o navio passeava ao largo das Ilhas Salomão, importante destino turístico do Pacífico Sul, quando bateu em um recife de procedência desconhecida. O comandante, Oliver Kreuss, não soube informar como o fato aconteceu, mas o que se sabe é que todos os passageiros foram transportados com segurança para fora do navio, após o contato do capitão pelo rádio com autoridades locais.

Oliver Kruess, capitão do Discoverer: todos se salvaram, menos o navio

Ainda segundo o site, um outro navio que estava próximo conseguiu fornecer médicos e suprimentos para as pessoas a bordo, mas a embarcação ficou abandonada para sempre. Ainda não houve um acordo entre o governo das ilhas e a empresa responsável pelo navio sobre a retirada do mesmo. Até isto ocorrer, um gigante estará lá, à espera.

Como o Discoverer era antes...

...e agora, cerca de doze anos após o acidente.
Confira mais imagens do navio abandonado, logo abaixo (clique para ampliar).







Veja no Google Maps, link aqui.
Fonte: Sometimes Interesting

Um forte abraço, e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário