sábado, 31 de dezembro de 2011

Retrospectiva 2011

Separamos alguns vídeos para relembrar os acontecimentos em 2011.

Stand Up de Tânio Borges


Retrospectiva CIESP/FIESP/SESI/SENAI


Retropectiva Baixaki Jogos


Retrospectiva Guri de Uruguaiana


Retrospectiva Google


Retrospectiva Auto Tune


Retrospectiva Omelete TV - Música e Séries


Retrospectiva Top 5


Estes são alguns vídeos que separamos para que possamos relembrar algumas coisas que aconteceram no ano de 2011.

Desejamos a todos um ótimo 2012, cheio de amor, paz, alegria e realizações. Que este seja melhor do que 2011.

Um abraço da equipe do blog da Revista O Mate.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Acaba distinção entre trabalho na empresa, em casa ou a distância...

A Lei 12.551, sancionada no meio de dezembro, alterou o artigo sexto da CLT para equiparar os efeitos jurídicos do trabalho exercido por meios telemáticos e informatizados ao exercido por meios pessoais e diretos. Significa que, no Brasil, deixa de haver distinção entre trabalho na empresa, em casa ou a distância. A lei é uma tentativa de acompanhar o avanço da tecnologia e o aumento da preocupação com qualidade de vida. Agora, oficialmente, não importa mais o local de trabalho, mas se o trabalhador executa a tarefa determinada pela empresa.
O funcionário com carteira assinada que trabalha longe do escritório passa a ter os mesmos direitos dos outros, como hora extra, adicional noturno e assistência em caso de acidente de trabalho. O controle das horas e a supervisão do trabalho podem ser feitos por meios eletrônicos.
Desde o dia 15 de dezembro, data de publicação da Lei 12.551, o artigo sexto da CLT passa a ter a seguinte redação:
“Art. 6o Não se distingue entre o trabalho realizado no estabelecimento do empregador, o executado no domicílio do empregado e o realizado a distância, desde que estejam caracterizados os pressupostos da relação de emprego.
Parágrafo único. Os meios telemáticos e informatizados de comando, controle e supervisão se equiparam, para fins de subordinação jurídica, aos meios pessoais e diretos de comando, controle e supervisão do trabalho alheio.”
 Fonte: CIO

domingo, 25 de dezembro de 2011

Doodle de Natal

          
          O Google vem se especializando em criar animações especiais para datas comemorativas, os chamados doodles”. Evidentemente, o Natal não poderia passar despercebido. A companhia colocou no ar, em sua página inicial, uma bela arte natalina.

          Na página, aparecem vários botões sob o logotipo do Google. Ao clicar em qualquer um deles, as letras que formam o nome da empresa são substituídos por símbolos natalinos. Após clicar em todos, é executada uma versão instrumental de “Jingle Bells”, a canção-símbolo do Natal. Pouco depois, a página é direcionada à busca com as palavras “boas festas”.

Doodles

 

           Os doodles consistem em mudanças no visual do logotipo do Google, e são geralmente utilizados para celebrar feriados, aniversários e grandes acontecimentos da história. Até agora, mais de mil intervenções foram criadas.


          
          O Google já utilizou os doodles para homenagear grandes cientistas, artistas e políticos, além de celebrar datas de âmbito nacional e internacional. Muitas das intervenções extrapolam a ideia inicial de homenagem e se tornam logos interativos, como o pequeno jogo de Pac Man, criado em maio do ano passado, em homenagem aos 30 anos do clássico game.


       
          Outro doodle que fez sucesso foi a guitarra interativa em comemoração ao guitarrista americano Les Paul, que faria 96 anos se estivesse vivo, em junho deste ano. O logo se transformou em uma guitarra interativa, que podia ser tocada ao passar o cursor em cima das cordas. O sucesso foi tão grande que o Google criou uma página permanente para o instrumento virtual.


quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Capital europeia inaugura estátua gigante de Steve Jobs

          Budapeste, Hungria. A cidade é uma das mais bonitas da Europa, mas nunca presenciou uma revolução tecnológica que mudasse o estilo de vida das pessoas. Tampouco possui tradição consolidada neste campo, mas nesta semana, um fato chamou a atenção. A pérola do Danúbio foi a primeira cidade do mundo a inaugurar um monumento homenageando o cofundador da Apple e ícone tecnológico de nossos tempos: Steve Jobs.
          O responsável pela façanha foi o escultor húngaro Erno Toth, que resolveu recriar a aparência de Jobs em uma escultura que o retrara com seu traje tradicional: gola rulê, calça jeans e até mesmo os óculos tradicionais.

Erno Toth no momento da inauguração: Jobs agora é imortal

          A obra tem quase dois metros de altura e está localizada na entrada do campus da Graphisoft, exatamente neste endereço. Segundo o presidente da empresa, Gabor Bojar, em entrevista à agência de notícias Reuters, "ele foi uma das maiores (personalidades) da nossa era, e é isso que quisemos expressar com essa escultura". O executivo ainda explicou que, no início da empresa, em plena era comunista, Steve Jobs apostou no sucesso da companhia e doou dinheiro e computadores a ela.
A Graphisoft é uma companhia especializada em fabricar softwares de modelação de ambientes, semelhante ao estilo CAD. Foi fundada em 1982.

Um abraço, e até a próxima!

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Impressões sobre a timeline do Facebook

          Setembro de 2011. Enquanto alguns alunos do Curso Técnico em Informática da IENH, incluindo aqueles que administram este blog, estavam em Montevidéu, comparecendo ao XXI Encontro GeneXus, nos Estados Unidos a maior rede social do mundo anunciava grandes mudanças. A chamada "nova timeline", ou seja, a visão dos perfis dos usuários totalmente modificada, provocaria alvoroço em toda a internet, levando em consideração que o Facebook tem alcance mundial inquestionável.
          O anúncio ocorreu durante a F8, conferência para desenvolvedores que se realiza anualmente em São Francisco, na Califórnia, sede do Facebook. Não por acaso, a expectativa sobre quem receberia as novas funcionalidades primeiro se espalhou rapidamente, visto que os supostos "convites" seriam distribuídos apenas a pessoas escolhidas (uma estratégia que o Google já tomou diversas vezes, e vejam só, deu certo). Sites com links duvidosos, tutoriais e até extensões para navegadores prometiam antecipar estas funções, mas o que se viu mesmo foi uma campanha discreta e bem sucedida. A princípio, somente gente de fora do país receberia os tais convites, o que incomodou os brasileiros de certa forma.
          Ok, mas aí chegamos em dezembro. É época de renovar, e a rede de Mark Zuckerberg, que não havia tomado grandes atitudes com relação à mudança de funcionalidades nos últimos anos (talvez a maior mudança  antes dessa tenha sido mesmo a inclusão de aplicativos), lançou para o mundo ouvir - e testar - a nova timeline. Segundo o criador da rede, este é "o coração da sua experiência no Facebook", o que não é de se espantar vindo do gurizão com pinta de Steve Jobs.
       Pois bem, este que vos escreve resolveu testar a nova função, exatamente quando recebeu a notícia.

Nova página de perfil: mais dinâmica, com identidade própria

          Apesar de vídeos, imagens e posts em formato de texto parecerem ficar bagunçados, a realidade é que eles podem ser editados próximos uns aos outros. Cada "janela" com uma atividade diferente pode ser reorganizada, fazendo com que um conteúdo não fique sobreposto a outro, mas com a sua cara. Geralmente, o próprio Facebook prioriza as atividades recentes, amigos e links para atualização de status, tanto por meio de texto como foto ou vídeo, da mesma forma como já acontecia antes. Porém, tudo isto pode ser colocado em qualquer parte da página, dependendo como o usuário utiliza o site.
         Na minha impressão, o perfil do usuário tornou-se um grande centro de gerenciamento de atividades do Facebook, eliminando, pelo menos em parte, a necessidade de uma página inicial, pois todas as atualizações relevantes localizam-se no canto superior direito da tela, e o bate-papo, no restante do canto direito.
             A meu ver, no futuro o Facebook poderá retirar esta página inicial, fazendo com que o usuário, ao se conectar, entre diretamente em sua página de perfil, gerenciando todo o restante do conteúdo por meio dela. Parece não fazer muito sentido, mas se formos analisar, o site já consegue refletir o mundo em que vivemos, e será assim daqui para diante. Ou será que não teremos mais gente morando sozinha por aí?

Zuckerberg discursa durante a F8, com os dizeres ao fundo: "Timeline - A história de sua vida":
pode ser a ponta do iceberg

Um abraço a todos, e até a próxima!





Mark Zuckerberg processa Facebook

Mark Zuckerberg decide processar Mark Zuckerberg.
O Facebook ameaçou processar Mark Zuckerberg. Mas não é o Zuckerberg que você está pensando. Não, também não se trata de um clone ou coisa do gênero.
Essa história começou em Israel, quando este ano o empresário israelense Rotem Guez, sabe-se lá porquê, decidiu mudar seu nome para Mark Zuckerberg – sim, a mesma alcunha do todo poderoso fundador do Facebook.
De acordo com jornal Washigton Post, Guez depois de mudar seu nome, agora processa a rede social criada por seu xará porque sua página no Facebook foi bloqueada. E isso deixa Zuckerberg bem chateado.
Não adorarás falsos ídolos
E como tudo nessa vida, um processo leva a outro. Assim, o Facebook resolveu abrir um novo processo, agora contra Mark Zuckerberg, o empresário fanfarrão israelense.
Os advogados de Zuckerberg, o original, pedem ao "novo" Zuckerberg que desista de tudo isso. No processo, fica estipulado que ele nunca mais deve acessar o Facebook, nem seus serviços, suas plataformas ou sua rede, por nenhuma razão. Eles afirmam que o novo e falso Zuckerberg tentou ganhar dinheiro na rede social, se aproveitando da identidade do verdadeiro e inimitável Mark Zuckerberg.
O processo será interrompido caso Zuckerberg 2 abandone a blasfêmia e volte a adotar seu nome, segundo o TG Daily.
Afinal, só pode haver um Zuckerberg.

Por Guilherme Abati

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Santa Claus Gaudério - Mas que tal!

          Gostaria de agradecer nosso querido amigo Jean Marcel de Lima, músico e desenhista nas horas vagas, o peão que desenhou este Papai Noel Gaudério para o blog. Gostaria de aproveitar este chasque e agradece-lo pelo apoio prestado para o blog e também nas duas edições da revista O Mate que foram impressas e distribuídas gratuitamente em São Leopoldo e Novo Hamburgo. Sempre que precisamos de seu suporte, prontifica-se de imediato a ajudar com tudo que está a seu alcance, só quando o assunto foi dinheiro, ficou meio xucro mas, não tem problema, isso é o de menos. Aproveitando, gostariamos de agradecer pelos chasques já postado e também pelos que virão do nosso mais novo integrante Felipe Reis Faleiro, espero que essa parceria dure tempos.
          Sem esquecer, é claro, é de vital importância agradecer a ti, leitor do blog da Revista O Mate, que nos acompanha nessa caminhada de muitas dificuldades. Muito obrigado por acessar e ler nossos chasques, sem essa gente bonita acessando o blog não haveria motivos para continuar.
          Obrigado a todos que sempre estão conosco.
Equipe Revista O Mate

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Cloud Computing

          Se bem analisado, de certa forma, já utilizamos Cloud Computing, denominado a partir de agora como CC, a muitos anos. Todos os seus e-mails, por exemplo, ficam armazenados em um servidor, e isso acontece desde que o e-mail foi criado. A única diferença de uma caixa de e-mail e do CC, é que usando a tecnologia nas nuvens, podemos armazenar qualquer tipo de arquivo, não só e-mails.
     Esta tecnologia beneficia e muito, usuários físicos e principalmente usuários jurídicos bem como, governo, universidades e outros, pela facilidade na troca de informações.
Para usuários comuns, o CC pode ser muito útil e substituir o Pen Drive, pois podemos armazenar arquivos nas nuvens e acessá-los de qualquer lugar do mundo sem o perigo de perde-los utilizando alguns softwares como DropBox. Já para empresas e órgãos federais, estaduais, municipais e governamentais, que possuem uma grande quantidade de dados, a solução é contratar empresas que vendem espaço nas nuvens como a Locaweb, RedeHost, onde você pode escolher a configuração do servidor sempre sendo informado do valor que irá pagar pelo plano, a Oracle que utiliza a tecnologia de CC para rodar aplicações JAVA e Oracle nas nuvens e a Alog - Data Centers do Brasil. Esses são alguns exemplos de empresas que trabalham com a tecnologia que está revolucionando a forma de armazenamento de dados.
          Essa tecnologia existe a pouco mais de cinco anos, mas no Brasil começou a ser implementada a menos tempo. Trás grandes soluções empresariais e grande economia quando se trata de armazenamento de dados, pois eliminaria grande quantidade de hardware, gerando menos manutenção e também a economia com mão de obra referente a infra-estrutura. Um servidor nas nuvens com Sistema Operacional Windows Server 2008 R2, processador com 2 núcleos de 1.6 Ghz, 4GB de memória RAM, 300 GB de armazenamento, com transferência de 100GB e gerenciado pela própria empresa que fornece o serviço custa em torno de R$749,00 por mês, ou seja, muito menos do que o funcionário que seria contratado para gerenciar o servidor. Além disso, esse profissional não perderia o emprego, pois alguém tem que gerenciar o servidor que fica na prestadora de serviços.
          Ainda não se tem um conceito de CC bem definido, pois as opiniões são variadas. É isso que mostra o vídeo da fornecedora Joyent. Confira!




          O principal ponto na CC é a questão segurança e confiabilidade. O usuário terá que ter 100% de garantia de que quando precisar seus dados estarão disponíveis e que estejam em segurança todo o tempo. Nesse caso, o maior agravante é quando uma empresa hospodar seu sistema com processamento de dados financeiros, informações que não podem ser perdidas e nem corrompidas.
Para que questões como essas entrem em vigor, três grandes empresas do mercado da tecnologia - Intel, HP e Yahoo! - formam uma aliança. “Hoje as questões de segurança e confiabilidade são inibidores do modelo. A idéia é identificar como atender esses requerimentos e criar padrões”, explica Sena, da HP.

          Assista o vídeo abaixo para entender melhor a CC.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Chrome 16 já está disponível

           O Google anunciou, na manhã desta quarta-feira, o lançamento da mais nova versão de seu navegador, o Chrome. Com a versão chamada de 16.0.912.63, o navegador, que já é o segundo mais utilizado na América Latina e consolidou sua liderança no mês passado aqui no Brasil, agora conta com múltiplos perfis de usuários por padrão (antes, esta funcionalidade deveria ser autorizada através do menu chrome:flags). Também foram implementadas novas permissões para extensões instaladas no navegador, assim, por exemplo, determinada função pode realizar certa tarefa somente com o consentimento do usuário no momento da instalação.
          Vale lembrar que a última atualização havia sido em 10 de novembro, com a versão 15.0.874.120, seguindo, assim, o ritmo de cerca de quatro semanas para cada nova atualização e seis semanas para cada nova versão.


Tela que informa a versão: Chrome não perde o ritmo e se consolida ainda mais

          O Google Chrome 16 está disponível no site oficial, neste link.
Até a próxima!

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Um novo começo - novamente

         Quando somos compelidos a participar de algo, fizemos por livre e espontânea vontade. Sabemos das responsabilidades que envolvem um trabalho que já demonstra qualidade, e quando somos chamados a participar, nossa maior vontade é de se jogar de cabeça na ideia e manter o mesmo nível.
          Comigo não está sendo diferente. Eu, Felipe Faleiro, agora sou um membro escritor da Revista O Mate, da qual nunca havia participado, mas para mim, é mais um desafio interessante. Fui convidado pelo Felipe Premaor, administrador deste blog e amigo desde o início do ano, e aceitei logo.
Tenho 19 anos, gaúcho de Estância Velha mas moro em Novo Hamburgo, curso Técnico em Informática na IENH e é, por assim dizer, a terceira vez que procuro me aventurar na blogosfera: fui dono do Blog Azul da Morte durante dois anos e colaborei com o ColunaTri por alguns meses.
          Minhas postagens são sempre cheias de links e referências, pois penso que fica muito mais intuitivo e bacana se você mesmo puder apontar os caminhos para os leitores, e eles irem atrás de informações que possam complementar o que você escreveu.
Temos um longo caminho pela frente, e espero corresponder às expectativas positivas e à criatividade que me foram depositadas.
           Um abraço a todos, e até a próxima!

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Eduardo Falaschi comenta a cena musical no Brasil

A proposta do blog é debater assuntos variados, hoje sobre música, mas não a gaúcha.
Estava pensando em algo para publicar no blog quando recebi a notícia de que Eduardo Falaschi, vocalista da banda de Heavy Metal brasileira Angra, havia sido entrevistado e acabou dando um depoimento para o Rock Express.
Eduardo Falaschi desabafa, e fala sobre o cenário do heavy metal no Brasil após o Festival do Dia Nacional do Metal. Acredito que esse cenário não esteja ruim só para o heavy metal brasileiro.
Assista o vídeo e entenda melhor do que estamos falando aqui:



Pessoas concordam e pessoas discordam do que foi falado por Edu Falaschi, mas vamos fazer uma análise do que foi falado.
1º - Já ouvi muitos relatos de pessoas que perdem shows por que não ficam sabendo, ou seja, existe algo errado aqui. Não estou dizendo que as bandas brasileiras não investem em propaganda, mas acredito que haja um bloqueio de alguma parte em relação a isso. Pra se ter uma idéia, ficamos sabendo que seria comemorado o dia do metal quando vimos esse vídeo, ou seja, um dia depois do evento. A alguns anos atrás, ficamos sabendo de um show do Angra em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, depois que o show havia acontecido. Não vi nenhum cartaz na rua, nenhuma propaganda na TV, talvez na internet havia algo, mas com a correria do dia a dia é difícil para até pra ver os e-mails, Facebook, Orkut e outras redes sociais.
2º - Angra, Shaman, Symfonia e outras não podem ser comparadas co Sepultura, pois é a mesma coisa que pedir a uma pessoa que passou a vida toda ouvindo Luiz Marenco, César Oliveira e Rogério Melo e José Cláudio Machado, que são músicas de raíz e tradição do Rio Grande do Sul, ouvir Tchê Garotos, que é também música com características gaúchas mas com estilo diferente. Então não tem por que cobrar uma pessoa que vai ao show do Angra ir ao show do Sepultura.
3º - Acredito que muitas pessoas não compram os cds das bandas que gostam de ouvir devido ao valor elevado, mas não culpamos ninguém a não ser os impostos por isso. Quanto se gasta para fabricar um CD? R$3? Talvez R$5? Mais R$10 que a banda quer ter de lucro são R$15 certo? Por que o CD é vendido a R$25, R$30 ou R$35 reais? Talvez por isso que as pessoas baixem da internet ao invés de comprar.
Creio que muitas das coisas que Eduardo Falaschi disse são verdade, outras sem fundamento, mas os termos usados foram pesados demais.
Lembrando que são apenas opniões, assim como tu tens a tua, nós temos a nossa e Eduardo Falaschi tem a dele.

18/11/2011

Claro, estávamos aguardando este vídeo!
Edu Falaschi pede desculpas pelas palavras usadas no vídeo anterior mas, não muda o contexto de seu pensamento.


Pois então, não temos mais muito a falar.
Acredito que todas as pessoas que gostam do rock, independente da tribo, aceita as desculpas, pois a ideia do movimento é muito boa porém, continuo a bater na mesma tecla: o que falta é divulgação, basta avalhar de qual parte é que falta.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Os 12 erros de Windows mais engraçados...

Mac OS, Linux, Windows. Nenhum deles é perfeito, e cada um tem seu jeito de nos mostrar isso. Já que muitas vezes temos que lidar com eventuais problemas desses sistemas, ao nos depararmos com a catastrófica "tela congelada" ou com as populares mensagens de erro, o importante é manter a calma...e o bom humor. Essa briga, aliás, o Windows parece já ter vencido. De todos os sistemas operacionais atuais, ele é o rei das mensagens de erro que não fazem absolutamente nenhum sentido. Confira 12 delas a seguir:

1.
erro windows (Foto: Reprodução)
"Um erro ocorreu ao mostrar o erro anterior". - Pior é o título da janela...Erro em dobro.

2.
erro windows (Foto: Reprodução)
"Se você entende e aceita esses termos, clique OK." - Realmente, gostaria muito de poder entender. Se bem que pra muita gente dá no mesmo...

3.
erro windows (Foto: Reprodução)
"Reportar um Problema no Windows parou de funcionar. O Windows vai fechar o programa e notificar se uma solução está disponível." - Nesse caso, o que fazer? Mandar uma carta para o Bill Gates?
4.
erro windows (Foto: Reprodução)
“Operação realizada com sucesso” - Que bom! Pensei que tinha dado erro…

5.
erro windows (Foto: Reprodução)
Crise existencial: um erro que não assume ser um erro.

6.
erro windows (Foto: Reprodução)
"Não é possível deletar 6620: Não existe espaço suficiente em disco. Delete um ou mais arquivos e tente novamente." - É aí que você percebe que devia ter feito uma limpeza no disco faz tempo?

7.
erro windows (Foto: Reprodução)
"Teclado não está respondendo. Aperte qualquer tecla para continuar." - Não vai dar não!

8.
erro windows (Foto: Reprodução)
"Nenhum erro ocorreu." - Ah! quase me pegou nessa, Windows.
9.

erro windows (Foto: Reprodução)
"Cerca de 46368 dias e 5 horas restantes..." Esperar só 127 anos não mata ninguém, não é mesmo?
 
10.
erro windows (Foto: Reprodução)
"Não foi possível iniciar ProtectedStorage no seu computador devido ao seguinte erro: A operação foi completada com sucesso." - Imagina se tivesse dado erro na operação...

11.
erro windows (Foto: Reprodução)
"Falha catastrófica." - Salve-se quem puder...

12.
erro windows (Foto: Reprodução)
"Para ajudar a proteger seu computador, o Windows fechou esse programa." E eu achando que o Painel de Controle fosse um ambiente seguro...

Créditos a Aline Carvalhal do techtudo.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Sirvam sim, nossas façanhas de modelo a toda Terra...

         "Pois é. O Brasil tem milhões de brasileiros que gastam sua energia distribuindo ressentimentos passivos. Olham o escândalo na televisão e exclamam ‘que horror’. Sabem do roubo do político e falam ‘que vergonha’. Vêem a fila de aposentados ao sol e comentam ‘que absurdo’. Assistem a uma quase pornografia no programa dominical de televisão e dizem ‘que baixaria’. Assustam-se com os ataques dos criminosos e choram ‘que medo’. E pronto! Pois acho que precisamos de uma transição ‘neste país’. Do ressentimento passivo à participação ativa. Pois recentemente estive em Porto Alegre,onde pude apreciar atitudes com as quais não estou acostumado, paulista/paulistano que sou. Um regionalismo que simplesmente não existe na São Paulo que, sendo de todos, não é de ninguém. No Rio Grande do Sul, palestrando num evento do Sindirádio, uma surpresa. Abriram com o Hino Nacional. Todos em pé, cantando. Em seguida, o apresentador anunciou o Hino do Estado do Rio Grande do Sul. Fiquei curioso. Como seria o hino? Começa a tocar e, para minha surpresa,todo mundo cantando a letra! ‘Como a aurora precursora do farol da divindade, foi o vinte de setembro o precursor da liberdade’. Em seguida um casal, sentado do meu lado, prepara um chimarrão. Com garrafa de água quente e tudo. E oferece aos que estão em volta. Durante o evento, a cuia passa de mão em mão, até para mim eles oferecem. E eu fico pasmo. Todos colocando a boca na bomba, mesmo pessoas que não se conhecem. Aquilo cria um espírito decomunidade ao qual eu, paulista,não estou acostumado. Desde que saí de Bauru,nos anos setenta, não sei mais o que é ‘comunidade’. Fiquei imaginando quem é que sabe cantar o hino de São Paulo. Aliás, você sabia que São Paulo tem hino? Pois é… Foi então que me deu um estalo. Sabe como é que os ‘ressentimentos passivos’ se transformarão em participação ativa? De onde virá o grito de ‘basta’ contra os escândalos, a corrupção e o deboche que tomaram conta do Brasil? De São Paulo é que não será. Esse grito exige consciência coletiva,algo que há muito não existe em São Paulo. Os paulistas perderam a capacidade de mobilização. Não têm mais interesse por sair às ruas contra a corrupção. São Paulo é um grande campo de refugiados,sem personalidade, sem cultura própria, sem ‘liga’. Cada um por si e o todo que se dane. E isso é até compreensível numa cidade com 12 milhões de habitantes. Penso que o grito – se vier – só poderá partir das comunidades que ainda têm essa ‘liga’. A mesma que eu vi em Porto Alegre. Algo me diz que mais uma vez os gaúchos é que levantarão a bandeira. Que buscarão em suas raízes a indignação que não se encontra mais em São Paulo. Que venham, pois. Com orgulho me juntarei a eles. De minha parte, eu acrescentaria, ainda: ‘…Sirvam nossas façanhas, de modelo a toda terra..."
Será que depois desse grande discurso de Arnaldo Jabor vamos nos dar conta de que temos muito, mas muito mesmo, poder nas mãos para mudar o Brasil? Penso desde sempre que os Gaúchos tem a garra e força necessárias para que iniciem mais uma revolução!

domingo, 12 de junho de 2011

Legalização da Maconha

Foi estabelecida a alguns meses a discução sobre a legalização de drogas no Brasil. Países de primeiro mundo já estabeleceram leis legalizando a maconha, por exemplo, a muitos anos. Existem alguns pontos que devem ser observados quando o assunto é esse:


1 – ENCARAR O VERDADEIRO PROBLEMA
Os burocratas que constroem as políticas sobre drogas têm usado a proibição como uma cortina de fumaça para evitar encarar os fatores sociais e econômicos que levam as pessoas a usar drogas. A maior parte do uso ilegal e do uso legal de drogas é recreacional. A pobreza e o desespero estão na raiz da maioria do uso problemático da droga, e somente dirigindo-se a estas causas fundamentais é que poderemos esperar diminuir significativamente o número de usuários problemáticos.

2 – ELIMINAR O MERCADO DO TRÁFICO
O mercado de drogas é comandado pela demanda e milhões de pessoas demandam drogas atualmente ilegais. Se a produção, suprimento e uso de algumas drogas são criminalizados, cria-se um vazio que é preenchido pelo crime organizado. Os lucros neste mercado são de bilhões de dólares. A legalização força o crime organizado a sair do comércio de drogas, acaba com sua renda e permite-nos regular e controlar o mercado (isto é prescrever, licenciar, controle de venda a menores, regulação de propaganda, etc..).

3 – REDUÇÃO DRÁSTICA DO CRIME
O preço de drogas ilegais é determinado por um mercado de alta demanda e não regulado. Usar drogas ilegais é muito caro. Isto significa que alguns usuários dependentes recorrem ao roubo para conseguir dinheiro (corresponde a 50% do crime contra a propriedade na Inglaterra e é estimado em 5 bilhões de dólares por ano). A maioria da violência associada com o negócio ilegal da droga é causada por sua ilegalidade. A legalização permitiria regular o mercado e determinar um preço muito mais baixo acabando com a necessidade dos usuários de roubar para conseguir dinheiro.Nosso sistema judiciário seria aliviado e o número de pessoas em prisões seria reduzido drasticamente, economizando-se bilhões de dólares. Por causa do preço baixo, os fumantes de cigarro não têm que roubar para manter seu hábito. Não há também violência associada com o mercado de tabaco legal.

4 – USUÁRIOS DE DROGA ESTÃO AUMENTANDO
As pesquisas na Inglaterra mostram que quase a metade de todos os adolescentes entre 15 e 16 anos já usou uma droga ilegal. Cerca de 1,5 milhão de pessoas usa ecstasy todo fim de semana. Entre os jovens, o uso ilegal da droga é visto como normal. Intensificar a guerra contra as drogas não está reduzindo a demanda. Na Holanda, onde as leis do uso da maconha são muito menos repressivas, o seu uso entre os jovens é o mais baixo da Europa. A legalização aceita que o uso da droga é normal e que é uma questão social e não uma questão de justiça criminal. Cabe a nós decidirmos como vamos lidar com isto. Em 1970, na Inglaterra, havia 9.000 condenações ou advertências por uso de droga e 15% de novas pessoas tinham usado uma droga ilegal. Em 1995 os números eram de 94.000 e 45%. A proibição não funciona.

5 – POSSIBILITAR O ACESSO A INFORMAÇÃO VERDADEIRA E A RIQUEZA DA EDUCAÇÃO
Um mundo de desinformação sobre drogas e uso de drogas é engendrado pelos ignorantes e preconceituosos burocratas da política e por alguns meios de comunicação que vendem mitos e mentiras para benefício próprio. Isto cria muito dos riscos e dos perigos associados com o uso de drogas. A legalização ajudaria a disseminar informação aberta, honesta e verdadeira aos usuários e aos não-usuários para ajudar-lhes a tomar decisões de usar ou não usar e de como usar. Poderíamos começar a pesquisar novamente as drogas atualmente ilícitas e descobrir todos seus usos e efeitos – positivos e negativos.

6 – TORNAR O USO MAIS SEGURO PARA O USUÁRIO
A proibição conduziu à estigmatização e marginalização dos usuários de drogas. Os países que adotam políticas ultra-proibicionistas têm taxas muito elevadas de infecção por HIV entre usuários de drogas injetáveis. As taxas de hepatite C entre os usuários no Reino Unido estão aumentando substancialmente. No Reino Unido, nos anos 80, agulhas limpas para usuários e instrução sobre sexo seguro para jovens foram disponibilizados em resposta ao medo do HIV. As políticas de redução de danos estão em oposição direta às leis de proibição.

7 – RESTAURAR NOSSOS DIREITOS E RESPONSABILIDADES
A proibição criminaliza desnecessariamente milhões de pessoas que, não fosse isso, seriam pessoas normalmente obedientes às leis. A proibição tira das mãos dos que constroem as políticas públicas a responsabilidade da distribuição de drogas que circulam no mercado paralelo e transfere este poder na maioria das vezes para traficantes violentos. A legalização restauraria o direito de se usar drogas responsavelmente e permitiria o controle e regulação para proteger os mais vulneráveis.

8 – RAÇA E DROGAS
As pessoas da raça negra correm dez vezes mais risco de serem presas por uso de drogas que as pessoas brancas. As prisões por uso de droga são notoriamente discriminatórias do ponto de vista social, alvejando facilmente um grupo étnico particular. A proibição promoveu este estereótipo das pessoas negras. A legalização remove um conjunto inteiro de leis que são usadas desproporcionalmente no contato de pessoas negras com o sistema criminal da justiça. Ajudaria a reverter o número desproporcional de pessoas negras condenadas por uso de droga nas prisões.

9 – IMPLICAÇÕES GLOBAIS
O mercado de drogas ilegais representa cerca de 8% de todo o comércio mundial (em torno de 600 bilhões de dólares ano). Países inteiros são comandados sob a influência, que corrompe, dos cartéis das drogas. A proibição permite também que os países desenvolvidos mantenham um amplo poder político sobre as nações que são produtoras com o patrocínio de programas de controle das drogas. A legalização devolveria o dinheiro perdido para a economia formal, gerando impostos, e diminuiria o alto nível de corrupção. Removeria também uma ferramenta de interferência política das nações estrangeiras sobre as nações produtoras.

10 – A PROIBIÇÃO NÃO FUNCIONA
Não existe nenhuma evidência para mostrar que a proibição esteja resolvendo o problema. A pergunta que devemos nos fazer é: Quais são os benefícios de criminalizar qualquer droga? Se após analisarmos todas as evidências disponíveis concluirmos que os males superam os benefícios, então temos de procurar uma política alternativa. A legalização não é a cura para tudo, mas nos permite encarar os problemas criados com o uso da droga e os problemas criados pela proibição. É chegada a hora de uma política pragmática e eficaz sobre drogas.

RANKING DAS PIORES DROGAS

1º. Heroína:
A heroína ou diacetilmorfina é uma droga opióide natural ou sintética, produzida e derivada do ópio, extraído da cápsula (fruto) de algumas espécies de papoula. Foi usada enquanto fármaco de 1898 até 1910, ironicamente (uma vez que é muito mais aditiva) como substituto não causador de dependência para a morfina e antitússico para crianças. A heroína foi proibida nos países ocidentais no início do século XX devido aos comportamentos violentos que estimulava nos seus consumidores. Em forma líquida, ela é usada com uma seringa, que injeta a droga direto nas veias, mas também pode ser inalada.
*
2º. Cocaína:
É classificada uma droga alcalóide, derivada do arbusto Erythroxylum coca Lamarck, estimulante com alto poder de causar dependência. Seu uso continuado, pode levar a dependência, hipertensão arterial e distúrbios psiquiátricos. Em forma de pó, a droga pode ser consumida de várias formas, mas o modo mais comum é pela aspiração. Em 1863, o químico Angelo Mariani desenvolveu o vinho Mariani, uma infusão alcoólica de folhas de coca, que chegou a ser muito apreciado pelo Papa Leão XIII, que inclusive premiou Mariani com uma medalha honorífica. A Coca-Cola seria inventada em parte como tentativa de competição dos comerciantes americanos com o vinho Mariani importado da Itália. Segundo rumores, o refrigerante continuaria desde a sua invenção até 1903 a incluír cocaína nos seus ingredientes, e os seus efeitos foram sem dúvida determinantes do poder atractivo inicial da bebida. Em 1885 a companhia americana Park Davis vendia livremente cocaína em cigarros, pó ou liquido injectável sob o lema de “substituir a comida; tornar os covardes corajosos, os silenciosos eloqüentes e os sofredores insensíveis à dor”. Apesar do entusiasmo, os efeitos negativos da cocaína acabaram por ser descobertos.
*
3º. Barbitúricos:
Barbitúricos são sedativos e calmantes. São usados em remédios para dor de cabeça, para hipnose, para epilepsia, controle de úlceras pépticas, pressão sanguínea alta, para dormir. Nos primeiros anos de uso dos barbitúricos não se sabia que poderia causar dependência, mas já havia inúmeras pessoas dependentes. Hoje há normas e leis que dificultam uma pessoa a obter esse composto. Os barbitúricos provocam dependência física e psicológica, diminuição em várias áreas do cérebro, depressão na respiração e no sistema nervoso central, depressão na medula, depressão do centro do hipotálamo, vertigem, redução da urina, espasmo da laringe, crise de soluço, sedação, alteração motora.
*
4º. Metadona (Ópio):
O ópio (do grego ópion, “suco de papoila”, pelo latim opiu) é um suco espesso que se extrai dos frutos imaturos (cápsulas) de várias espécies de papoilas soníferas (gênero Papaver), e que é utilizada como narcótico. O uso do ópio mascado ou fumado, que se espalhou no Oriente, provoca euforia, seguida de um sono onírico; o uso repetido conduz ao hábito, à dependência química, e a seguir a uma decadência física e intelectual, uma vez que é efetivamente uma droga destruidora do organismo. Para se fumar o ópio, utiliza-se um cachimbo especial, com uma haste de bambu e um fornilho de barro, e os seus adeptos seguem um verdadeiro ritual. Pode ser utilizado ainda, como comprimido, supositórios, etc.
*
5º. Álcool:
A bebida alcoólica pode ser considerada como a droga mais vendida no planeta, e o alcoolismo, dela decorrente, é um sério problema de saúde pública mundial. Pesquisas recentes sobre os efeitos do álcool no cérebro de adolescentes mostram que essa substância, consumida num padrão considerado nocivo, afeta as regiões responsáveis por habilidades como memória, aprendizado, autocontrole e principalmente a motivação. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estudos apontam que o “consumo baixo ou moderado de álcool” resulta em uma redução no risco de doenças coronárias. Porém, a OMS adverte que “outros riscos para a saúde e o coração associados ao álcool não favorecem uma recomendação geral de seu uso”. Foi comprovado que o consumo moderado de álcool está associado a um maior risco de doença de Alzheimer e outras doenças senis, angina no peito, fraturas e osteoporose, diabetes, úlcera duodenal, cálculo biliar, hepatite A, linfomas, pedras nos rins, síndrome metabólica, câncer no pâncreas, doença de Parkinson, artrite reumática e gastrite.
*
6º. Cetamina:
O cloridrato de cetamina é uma droga dissociativa usada para fins de anestesia, com efeito hipnótico e características analgésicas. Conhecido remédio para cavalo, é consumida por conter efeitos psicotrópicos, os quais vão de um estado de leve embriaguez até a sensação de desprendimento da alma em relação ao corpo. Pode ser inalada, engolida ou injetada direto nas veias sanguíneas. Essa droga aumenta a resistência vascular pulmonar que em pessoas com DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), comum em fumantes e bronquíticos, e se utilizado por essas pessoas pode precipitar uma insuficiência cardíaca direita. Também aumenta a pressão arterial e o consumo de oxigênio pelo coração, podendo levar a um infarto fulminante do miocárdio.
*
7º. Benzodiazepinas:
Pertencente ao grupo de fármacos ansiolíticos, esta droga é usada no tratamento sintomático da ansiedade e insônia. A benzodiazepina vem em forma de comprimido e seu uso causa dependência psicológica e física, dependente da dosagem e duração do tratamento. A dependência física estabelece-se após 6 semanas de uso, mesmo que moderado. Os problemas de dependência e abstinência são comparáveis aos de outras substâncias que causam depêndencia, tendo-se transformado, nos países aonde há um uso mais generalizado, num problema de saúde pública, que só agora começa a ser reconhecido na sua verdadeira escala.
*
“Eu tomei o meu Prozac hoje”
8º. Anfetamina:
Em estado puro, as anfetaminas têm a forma de cristais amarelados, com sabor intragavelmente amargo. Geralmente ingeridas por via oral em cápsulas ou comprimidos de cinco miligramas, as anfetaminas também podem ser consumidas por via intravenosa (diluídas em água destilada) ou ainda aspiradas na forma de pó, igual a cocaína. Nas últimas décadas, a anfetamina tem sido usada em massa em tratamentos para emagrecer, já que a droga é temporariamente eficaz na supressão do apetite. No entanto, conforme o tempo passa, o organismo desenvolve tolerância à anfetamina e torna-se necessário aumentar cada vez mais as doses para se conseguir os mesmos efeitos, o que pode fazer com que o apetite desapareça e torne o usuário anoréxico. Ao contrário do que os médicos pensavam quando se começou a utilizar a anfetamina, a droga não causa dependência física, mas psicológica, podendo chegar a tal ponto em que o abandono de seu uso torna-se praticamente impossível.
*
9º. Tabaco:
O tabaco é nome comum dado às plantas do género Nicotiana L. (Solanaceae), em particular a N. tabacum, originárias da América do Sul da qual é extraída a substância chamada nicotina. O usuário da nicotina, presente no cigarro, charuto, cachimbo e rapé, aumenta a probabilidade de ocorrência de algumas doenças, como por exemplo infarto do miocárdio, bronquite crônica, infisema pulmonar, derrame cerebral , úlcera digestiva, etc. Após uma tragada, a nicotina é absorvida pelos pulmões chegando ao cérebro geralmente em 9 segundos. Os efeitos são uma leve estimulação do cérebro e diminuição do apetite. Não há, na realidade nenhum efeito mais intenso ou importante. No entanto, o cigarro tem um potencial muito grande de provocar câncer, já que o fumo contém cerca de 80 substâncias cancerígenas. Há também estudos mostrando que as pessoas que fumam entre um e dois maços de cigarros por dia vivem cerca de 8 anos menos do que aqueles que não fumam.
*
10º. Buprenorfina:
A droga é derivada da heroína e serve como substituta para os usuários de ópio e heroína que já estão viciados e completamente destruídos pela droga. Vem fazer com que o adicto não sinta a ressaca da abstinência tão violentamente e que, a médio prazo, lide de forma mais saudável com o fim do vício pelo ópio ou por heroína. Este medicamento de substituição tem revelado bons resultados e funciona da seguinte maneira: no começo usa-se uma dosagem de acordo com os consumos do viciado em heroína, que vai sendo vigiada e reduzida lentamente até 0 miligramas, conforme o paciente não sinta mais a necessidade dos opiácios (morfina e heroína).

Fontes:
http://campanhacontradrogas.wordpress.com/
http://inforfree.wordpress.com/

domingo, 29 de maio de 2011

Soldados cometem ato de vandalismo!

Ficamos abismados com o que aconteceu em Dom Pedrito, no interior do Rio Grande do Sul. Soldados da 3ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada dançaram ao som do Hino Brasileiro, mas com uma versão funk. Veja o vídeo abaixo:



Na realidade não existem palavras para descrever os sentimentos de repúdia que temos agora, soldados da nação brasileira desrespeitando o que representa todo o povo brasileiro, o que foi feito mancha toda uma nação, não só quem realizou o ato de vandalismo. Quais são os valores que pessoas como estas que aparecem no vídeo tem? Será que sabem o peso do uniforme que estão vestindo? Sim, ainda estão vestindo, será aberto um inquérito para investigação. Mas é necessário investigar algo? Temos imagens, todos sabemos quem fez, ao menos seis dos nove. Claro que soldados como esses, se é que podem ser chamados de soldados, nunca chegariam a alguma das altas patentes do Exército Brasileiro, mas e se chegassem, quais os valores que ensinariam aos soladados?
Se a denúncia for aceita, os vandalos poderão pegar até dois anos de detenção. Esperamos que isso de fato aconteça! E que, se não foram os próprios soldados que editaram o hino nacional, que os responsáveis sejam punidos também. Mais do que só a detenção, essas pessoas irão sofrer com a sua história que irá ficar marcada para sempre com esse lamentável ato.

Tchê, a vida segue, esperamos que nenhum vivente do Rio Grande do Sul cometa tal ato, nem com o hino brasileiro e muito menos com o hino do nosso pago querido.

domingo, 22 de maio de 2011

Pub do Gaúcho

Decidi escrever sobre isso por que hoje, na região do Vale dos Sinos, faltam espaços como o que foi inaugurado na quinta-feira passada, dia 19 de maio, na rua Independencia no centro de São Leopoldo - RS. Trata-se de um pub, como estes que estamos acostumados a ver por aí, onde as pessoas que frequentam se sentam, pedem uma bebida, algo para comer e ficam ouvindo música e em alguns dias essa música é ao vivo.

No Pub do Gaúcho, existe algo a mais, quando passei por ali da primeira vez pensei comigo:
Qual o tipo do público que o ambiente deseja atrair?

Logo conclui, caso queiram que pessoas que realmente gostem do tradicionalismo frequentem o pub, precisam mostrar que também gostam dele, se tocarem Tchê Music por exemplo, atrairão um "bando de cuspidores", ou seja, pessoas que pensam que sabem sobre ou que pensam que gostam do tradicionalismo.

Na primeira vez que frequentei o ambiente fiquei impressionado com o atendimento e também com o tipo de música que estava tocando. A música não era ao vivo, ainda. No momento em que entrei já prestei atenção na música que estava sendo tocada, era de César Oliveira e Rogério Melo, bom começo.

Depois de algumas músicas e algumas Polares sobe ao palco um trio muito bom, tocou músicas de César e Rogério, Luiz Marenco e outras à altura. Logo após sobe ao palco Miro Nunes para dar uma "palinha" do que vai tocar na próxima quarta, dia 25 de maio. Creio que se o Pub do Gaúcho continuar seguindo o caminho que começou a trilhar na quinta-feira, terão muito sucesso e prosperidade.

Nessa longa caminhada terão todo o meu apoio como frequentador assíduo deste estabelecimento raro e de muito valor para o nosso Rio Grande.

Convoco a todos que apreciam o tradicionalismo gaúcho a comparecer algum dia ao pub e consequentemente se tornar um cliente.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Japão - Como podemos ajudar

Devido a grande crise no Japão resolvi postar aqui no blog da Revista O Mate algumas formas para ajudar a encontrar pessoas desaparecidas no Japão. Já são até o momento (17/03) 5.178 pessoa mortas e 8.606 desaparecidos. O número de desaparecidos pode ultrapassar os 10.000.
Hoje (18/07) recebemos uma ótima notícia vinda do Japão, os engenheiros conseguiram conectar um cabo de força externo que será usado para restabelecer a energia elétrica da usina.
Vamos logo ao que interessa, ficamos sabendo de três formas para localizar pessoas desaparecidas devido ao desastre do Japão, são elas:


Facebook, foi criado um evento onde pessoas que moram no Japão foram convidadas, conforme essas pessoas conseguem acessar a internet confirmam sua presença no evento indicando que está tudo bem. Quem criou esse evento foram Diogo Hideo Dos Santos, Hideiti Omori e Portal Nippon. Graças a isso já foram encontradas mais de 750 pessoas.


Blog "Lost In Japan" criado por Alexandre Imamura já encontrou mais de 450 pessoas pelo próprio blog. Além disso no blog existem informações importantes sobre o que tem acontecido no Japão e alguns telefones úteis como o do Consulado do Japão. Clique aqui e acesse o blog.


Twitter. Existe uma página que está ajudando a encontrar sobreviventes #japon, clique na hashtag e acesse a página.



Google, através do Person Finder, o internauta pode obter informações de algum ente querido ou ainda compartilhar notícias sobre outrem ou a respeito de si próprio.
Caso o internauta não encontre o familiar ou amigo que deseja, pode criar um novo registro apenas com nome e sobrenome ou, caso tenha mais dados, com foto da pessoa desaparecida, endereço e uma descrição que ajude a  identificá-la. As 9:15h do dia 11/03, pouco tempo depois do ocorrido ela já tinha mais de 3.700 registros.


O consulado informa que, se algum brasileiro estiver em Miyagi ou na região e não tiver como se locomover, deve entrar em contato pelos números 03-5488-5665 ou 090-6949-5328. O email do consulado é o assistencia@consbrasil.org.

Divulgue essas informações como você puder.

Desejamos muita sorte a todos.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Água

A escessez de água vai afetar diretamente a qualidade de vida. Atualmente 2 bilhões de pessoas já enfrentam a falta de água, em 2025, a previsão é que este número dobre. Em 100 anos o consumo de água cresceu seis vezes. O principal fator, foi o uso intensivo de água na agricultura como mostra o gráfico abaixo:


Ampliar Imagem

Dos 12.500km³ de água doce disponíveis no planeta, já está sendo usado a metade, e nos próximos 20 anos, é esperado a diminuíção de um terço na média de água disponível por habitante, fazendo com que cada duas entre três pessoas tenham que viver em uma situação crítica de escassez de água.
Até 2050, 3 milhões de habitantes devem ser adicionados a população mundial, e quase todos, nascerão em países que sofrem com a escassez de água.
África, Asia Central e Oriente Médio, serão as áreas mais atingidas e poderá haver conflitos, ainda neste século, cada vez mais, por causa de água potável e cada vez menos por causa do petróleo.
A água potável é um recurso finito, que se espalha em partes desiguais pela superfície terrestre. A água doce se tornou um problema em todos os continentes, pois é essencial para a vida, por isso, a ONU (Organização da Nações Unidas) criou o Dia Mundial da Água - 22 de março.
Parece um absurdo se preocupar sendo que nosso planeta tem 75% da superfície coberta por água. Mas a maioria dessa água encontra-se em oceanos, ou seja, a água é salgada, imprópria para consumo.
A água doce do planeta não representa mais do que 3% do total de água presente em nosso planeta, apenas um terço da água doce, encontrada em lençóis freáticos superficiais, rios, lagos e atmosfera é acessível. O restante encontra-se nas calotas polares e lençóis freaticos profundos como mostra o gráfico:

Ampliar Imagem

Especialistas alertam para um possível colapso das reservas de água doce, embora a substância seja abundante em nosso planeta, ela vem se tornando uma raridade em alguns países. O maior problema que causa isso é a grande procura somado ao comportamente do ser humano em questão a poluição e ao despedício, sem contar ainda o aumento populacional de forma dramática e em um ritmo insustentável.
É importante citar que no Brasil, no que diz respeito a água, nós estamos muito bem. Os países que basicamente "controlam" as reservas de água fresca mundial são: Rússia, Canadá, China e Brasil.
Muitas regiões do planeta estão situadas em locais com carência de água, pois a distribuição de água no mundo é muito desigual. Esses países no momento, devem se preocupar, em desenvolver tecnologias para a captação, armazenamento e preservação de água em seus mananciais.
É muito importante citarmos que a impressão que temos é de que a água está diminuindo, mas na verdade, a quantia de água na Terra é praicamente a mesma a centenas de anos atrás, o que muda é seu estado e distribuíção.

Como a água é consumida?

As políticas de gerenciamento de água serão ditadas pela forma como ela é consumida. O consumo varia de estado para estado e de país para país.
Nos países desenvolvidos o consumo de água é significativamente maior que no Brasil. O maior consumo de água per capita é no Distrito Fedreral, e ainda assim o consumo médio do Canadá é 33% maior.
60% da água que precisa de tratamento e transporte é para uso doméstico, 15% para fins comerciais, 13% para indústrias e o restante para fins públicos e outras necessidades.
É preciso que as autoridades tenham atenção especial a esse setor, é necessário um investimento significativo. Se não for efetuado este investimento, em pouco tempo, teremos o caos social derivado pela falta d'água. Neste caso, mais uma vez, o grande culpado será a falta de previsão e de investimentos do setor público e não o cidadão.
Já em outros países, onde além do problema do gerenciamento, existe a falta de reservas de água. O problema poderá ser realmente gravíssimo em um futuro próximo.

Ampliar Imagem

A água no Brasil

O nosso país, conforme dito, é privilegiado. Temos gigantescas reservas de água praticamente em todos os Estados com exceção dos situados no semi-árido do Nordeste.
Isso não é nenhuma novidade!
O que a maioria não sabe é que existem reservas simplesmente gigantescas, maiores ainda que aquelas contidas nos rios e lagos de superfície. São as reservas dos aquíferos subterrâneos.
A grande reserva Brasileira de água: os aquíferos subterrâneos
Lembre-se que no ciclo hidrológico, uma parte da água superficial penetra nas rochas permeáveis formando vastos lençóis freáticos também chamados de aquíferos.
O maior aqüífero conhecido do mundo, O AQÜÍFERO GUARANI, está localizado em rochas da Bacia Sedimentar do Paraná e ocupa uma área de mais de 1,2 milhões de km2. Este super-aquífero estende-se pelo Brasil, (Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul com 840.000 Km²), Paraguai (58.500 Km²), Uruguai (58.500 Km²) e Argentina, (255.000 Km²).
Este aqüífero pode conter mais de 40 mil quilômetros cúbicos de água o que é superior a toda a água contida nos rios e lagos de todo o planeta. Somente este fato poderia significar que o abastecimento de água Brasileiro estaria garantido , sem reciclagem e reaproveitamento por milhares e milhares de anos...imagine então se fizermos uma reciclagem, tratamento e reaproveitamento eficientes...teremos água para todo o sempre.
Estima-se que por ano o Aquífero Guarani receba 160 quilômetros cúbicos de água adicional vindas da superfície. Este é um ponto que pode ser considerado um problema ou uma solução. Se estas águas superficiais estiverem contaminadas o aquífero será terrivelmente atingido.

Ampliar Imagem


Benefícios da água

A água desempenha um papel essencial em quase todas as funções do nosso corpo, tais como a digestão, absorção e transporte de nutrientes e desintoxicação (a partir dos 25 anos, o corpo começa a perder água naturalmente). Filtra as toxinas, assim como as dilui facilitando o processo de excreção do corpo, regula a nossa temperatura corporal, acelera o processo de emagrecimento, ajuda a combater o acne, celulite, estrias. São inúmeras as vantagens corporais de beber água!
Se for aquela pessoa que bebe pouca água durante o dia, ou mesmo nenhuma, analise-se: a sua pele está seca e os seus cabelos muito fracos? Tem problemas intestinais (constipação) ou sofre de outros problemas mais graves como cálculos renais ou hipertensão? Quer mudar estes problemas? A resposta é simples: BEBA ÁGUA!

Ajuda a combater doenças como:

Cancro
Uma ingestão insuficiente de água aumenta o risco de padecer de cancro de bexiga e de cólon, porque fomenta a concentração de substâncias tóxicas. Uma ingestão adequada de água reduz o risco.
Infecções
Beber entre cinco a oito copos de água por dia reduz a produção de pedras nos rins e as infecções urinárias. Além disso, mantém as mucosas do sistema respiratório convenientemente hidratadas, e diminui o risco de infecções virais como a gripe. A água também ajuda a limitar a incidência de ataques de asma.
Gengivites e outras doenças da boca
A saliva, que contém substâncias antibactericidas, diminui se não bebermos água. Isto favorece a presença de bactérias que provocam gengivite, cáries e outras doenças da boca.

A água ajuda a emagrecer?
Regula o metabolismo das gorduras. Uma ingestão insuficiente de água faz com que os depósitos de gordura do nosso corpo aumentem, devido a um funcionamento incorrecto do fígado, responsável por metabolizar as gorduras e convertê-las numa fonte de energia para o organismo.

Todos os alimentos ricos em água como as frutas, legumes e verduras, ajudam no funcionamento dos rins, que acabam com líquidos retidos no corpo com mais eficiência. Vale lembrar, também, que as hortaliças e frutas possuem fibras que ajudam na digestão e assim, há um gasto calórico maior. A água pode ser a sua grande aliada, se tomada e ingerida corretamente.

Dá volume e saciedade

O controle da ingestão de alimentos pode ser feito de duas formas: pelo sistema nervoso (sensação de fome) e pelo sistema digestivo (saciedade). Assim, a ingestão de água ao longo do dia, e principalmente antes das refeições, mantém o estômago relativamente preenchido, diminuindo a “fome”.

Evita a retenção de líquidos

Quando o corpo recebe pouca água interpreta-o como uma ameaça para a sua sobrevivência e compensa essa carência retendo líquidos. Para evitar, basta fornecer-lhe toda a água de que precisa.

Como saber que quantidade tomar?

Varia de pessoa para pessoa em função da idade, do sexo, da atividade, do estado de saúde, da alimentação e até mesmo do clima. Por isso, a forma mais prática de sabermos se ingerimos a água de que necessitamos (não só no seu estado puro, mas também através dos alimentos) consiste em observar a cor e o cheiro da urina (que deve ser clara e inodora) e a frequência com que vamos ao banheiro, que deve ser, no mínimo, quatro vezes por dia.

Se bebermos mais do que necessitamos, o organismo fará automaticamente o seu equilíbrio interno, eliminando a água em excesso pela urina.

A água pode engordar?

Não. A água simples não tem qualquer caloria por isso não engorda!

Engorda beber água durante as refeições?

Não, mas os líquidos durante a refeição atrasam o processo digestivo, assim como podem causar gases e flatulência.

Como os líquidos saem do estômago mais rapidamente que os alimentos, podem causar aquela sensação de “vazio”, o que leva muitas vezes a termos fome passado pouco tempo da refeição, um fator que pode leva-lo(a) a aumentar de peso. Procure beber água fora das refeições para que tal não aconteça, de preferência 30 minutos antes e depois das refeições.

Combinação de Água e fibras elimina toxinas?

Quando o intestino não funciona corretamente, o nosso organismo dá sinais de que algo está errado, começando pela nossa pele. A combinação adequada de fibras e água auxilia na movimentação das feses, ativando também o funcionamento adequado dos rins e da bexiga, e consequentemente na eliminação de toxinas.

Além de auxiliar em dietas de emagrecimento e nos tratamentos de celulite, essa combinação diária é capaz de evitar que certas toxinas se transformem em erupções dermatológicas indesejáveis tais como acne, furúnculos, entre outros problemas. Nove entre dez modelos ou mulheres famosas incluem vários copos de água e alimentos fibrosos na sua lista de cuidados estéticos. É um segredo de beleza que todos nós podemos ter acesso.

Beber água em jejum emagrece?

Não! A água por si só não pode destruir ou diminuir as células de gordura.

Agora se começar o dia com um copo de água morna com limão aí sim será uma ajuda. Beba pelo menos um litro e meio de água natural, fora das refeições.

Água da torneira ou engarrafada?

Ambas! É aconselhável variar, como fazemos com os alimentos, pois a composição da engarrafada difere da que é distribuída pela rede pública, o que pode ser benéfico para a nossa saúde.

Fontes:
http://www.maniasdabeleza.com/
http://meioambienteagua.pbworks.com/
http://educacao.uol.com.br
http://www.portalsaofrancisco.com.br