sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Cloud Computing

          Se bem analisado, de certa forma, já utilizamos Cloud Computing, denominado a partir de agora como CC, a muitos anos. Todos os seus e-mails, por exemplo, ficam armazenados em um servidor, e isso acontece desde que o e-mail foi criado. A única diferença de uma caixa de e-mail e do CC, é que usando a tecnologia nas nuvens, podemos armazenar qualquer tipo de arquivo, não só e-mails.
     Esta tecnologia beneficia e muito, usuários físicos e principalmente usuários jurídicos bem como, governo, universidades e outros, pela facilidade na troca de informações.
Para usuários comuns, o CC pode ser muito útil e substituir o Pen Drive, pois podemos armazenar arquivos nas nuvens e acessá-los de qualquer lugar do mundo sem o perigo de perde-los utilizando alguns softwares como DropBox. Já para empresas e órgãos federais, estaduais, municipais e governamentais, que possuem uma grande quantidade de dados, a solução é contratar empresas que vendem espaço nas nuvens como a Locaweb, RedeHost, onde você pode escolher a configuração do servidor sempre sendo informado do valor que irá pagar pelo plano, a Oracle que utiliza a tecnologia de CC para rodar aplicações JAVA e Oracle nas nuvens e a Alog - Data Centers do Brasil. Esses são alguns exemplos de empresas que trabalham com a tecnologia que está revolucionando a forma de armazenamento de dados.
          Essa tecnologia existe a pouco mais de cinco anos, mas no Brasil começou a ser implementada a menos tempo. Trás grandes soluções empresariais e grande economia quando se trata de armazenamento de dados, pois eliminaria grande quantidade de hardware, gerando menos manutenção e também a economia com mão de obra referente a infra-estrutura. Um servidor nas nuvens com Sistema Operacional Windows Server 2008 R2, processador com 2 núcleos de 1.6 Ghz, 4GB de memória RAM, 300 GB de armazenamento, com transferência de 100GB e gerenciado pela própria empresa que fornece o serviço custa em torno de R$749,00 por mês, ou seja, muito menos do que o funcionário que seria contratado para gerenciar o servidor. Além disso, esse profissional não perderia o emprego, pois alguém tem que gerenciar o servidor que fica na prestadora de serviços.
          Ainda não se tem um conceito de CC bem definido, pois as opiniões são variadas. É isso que mostra o vídeo da fornecedora Joyent. Confira!




          O principal ponto na CC é a questão segurança e confiabilidade. O usuário terá que ter 100% de garantia de que quando precisar seus dados estarão disponíveis e que estejam em segurança todo o tempo. Nesse caso, o maior agravante é quando uma empresa hospodar seu sistema com processamento de dados financeiros, informações que não podem ser perdidas e nem corrompidas.
Para que questões como essas entrem em vigor, três grandes empresas do mercado da tecnologia - Intel, HP e Yahoo! - formam uma aliança. “Hoje as questões de segurança e confiabilidade são inibidores do modelo. A idéia é identificar como atender esses requerimentos e criar padrões”, explica Sena, da HP.

          Assista o vídeo abaixo para entender melhor a CC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário