terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Fontes de uma grande causa

Fazia tempo que eu não começava uma postagem desse jeito. Assim, estou, como dá pra dizer, tenso. Talvez pelo motivo desta postagem, devemos ter muito cuidado ao escrever, porque estamos lidando com pessoas que podem não ser da nossa convivência diária, mas viram "queridos terceiros" por estarem mais juntos dos amigos em comum.
Guilherme Israel Fontes, o adolescente de 16 anos que sumiu no mar de Capão da Canoa por volta das 19h da última segunda-feira, é um viral do bem. Eles são mais impactantes e, diga-se de passagem, menos divulgados que as campanhas que só espalham indignação na internet, e que não nos trazem outros sentimentos  senão vontade de desligar o computador e esperar.

Twitter: jovens usam o microblog para mandar apoio
Bom, Guilherme é daqui de Novo Hamburgo, e provavelmente morava perto de mim, o que significa que recebi, e fui testemunha da mesma forma, de inúmeras manifestações de afeto ao rapaz, além de fotomontagens e exaltações às virtudes dele.
Considero esses virais do bem uma grande proposta, pois, tendo vários amigos em comum, sentimos a mesma coisa que estes podem estar sentindo no momento: preocupação, tensão, a angústia de não receber notícias... Não estou sendo pessimista, mas esta é a realidade: outros adolescentes se juntam em torno de uma corrente só. Isto os jornais e sites não noticiam.

Mural do Guilherme Fontes no Facebook: mobilização até de quem não o conhecia
Vai ter gente dizendo que eu estou utilizando a história do Guilherme Fontes como pretexto para aumentar a audiência do blog, muito pelo contrário: o rapaz mostra a força das redes sociais como forma de unir as pessoas em torno de uma causa. Neste caso, bem perto da gente.
Para finalizar, é claro que o ser humano passa por momentos de fraqueza, ainda mais quando há uma certa angústia em relação a alguém que esteja desaparecido. Sempre acalma o coração poder se consolar em amigos ou pessoas próximas a este indivíduo; com a força crescente das redes sociais, até mesmo na página da própria pessoa, mesmo que esta nem consiga ler.

#forçafontes
A equipe do blog Revista O Mate fica na torcida por ti!

Um abraço, e que tudo dê certo para todos.

ATUALIZAÇÃO 03/02: Segundo o G1, o corpo de Guilherme Fontes foi encontrado embaixo da plataforma de pesca da praia de Cidreira, distante cerca de 52 km ao sul de Capão da Canoa. Toda nossa solidariedade à família e a todos os que torceram para que tudo isto não fosse somente um pesadelo maior.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Novo metrô asiático impressiona pela imponência

Borat ficaria feliz com o seu Cazaquistão...
Esqueça Emirados Árabes ou os "novos tigres" do Oriente Médio. O que chamou a atenção em todo o mundo nos últimos dias foi a inauguração do novíssimo metrô da cidade de Almaty, no Cazaquistão. Primando pela organização e cuidado com que o mesmo foi planejado, o novo meio de transporte da antiga capital da ex-república soviética agora é um símbolo da abertura para o mundo desta nação. Vale lembrar que a chamada Linha 1 terá sete estações e servirá uma população total de 1 milhão e 185 mil habitantes.
Confira algumas imagens, retiradas do site English Russia:










Segundo o site, o metrô foi inaugurado em 1º de dezembro do ano passado, após 23 anos de construção. Valeu a pena, não acham?
Outras curiosidades: a menos que você tenha autorização, não pode tirar fotos do local. Em compensação, pessoas de bicicleta e cachorros são permitidos.
----------------------------------------------------------------------------
Perguntar não mata: quanto tempo vai demorar para termos um assim aqui no Brasil?

Conteúdo retirado do Tecmundo.

Abraço, e até a próxima!



quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Ecos de 2012: Megaupload fora do ar

Está sendo notícia em todos os portais: um dos maiores sites de compartilhamentos de arquivos do mundo, se não o maior fora do esquema dos torrents, o Megaupload, fechou nesta quinta-feira. A decisão foi tomada pelo tribunal do estado americano da Virgínia, que afirma, com os devidos autos, que o site era responsável por causar prejuízos da casa dos US$ 500 milhões, somente em direitos autorais que não foram recebidos por gravadoras e outras empresas de criação de conteúdo de entretenimento. Seus principais funcionários foram presos.
É bastante contraditório afirmar que pode ser um dos principais reflexos da SOPA, a famosa lei que restringe a distribuição de conteúdo na internet e da qual falei aqui. Embora alguns sites tenham afirmado que a lei simplesmente não será mais votada por falta de quórum, ainda é cedo para se afirmar algo concreto e bradar vivas. Encare os fatos: um dia após o blecaute da web liderado pela Wikipédia inglesa, vem o FBI, já devidamente pronto a receber ordens explícitas, e prende os responsáveis pelo Megaupload, que frequentemente era relacionado com pirataria online e era tido como uma das primeiras páginas que fechariam. E aconteceu.
Mas a palavra que tanto vem provocando reações diversas na aldeia global ressurgiu, como um gigante adormecido. Anonymous. Em seu Twitter oficial, a organização hacker mais famosa e ativa do mundo cria e replica ações sem precedentes, mas que já eram previstas tais como foram. Claro que eles iriam reagir, atacar sites do governo dos EUA era uma consequência que os verdadeiros chefões do crime teriam que arcar.
E realmente, o Megaupload está fora do ar conforme muitos usuários estão relatando no Twitter e pudemos confirmar durante todo o dia. Mas a preocupação continua: há limites para os dois lados?


Twitter do Anonymous, há algumas horas: "Prepare a pipoca... esta será uma longa e engraçada noite."

Um abraço a todos e até a próxima!

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Facebook como nunca visto antes...

Muito se tem falado sobre as tais mudanças de cores no Facebook, onde programas que se dizem íntegros prometem alterar as tonalidades de seu perfil da maior rede social do planeta. É fato que, com a popularidade da rede de Mark Zuckerberg, tudo indicaria que os primeiros vírus realmente poderosos poderiam vir a contaminar as páginas dos usuários, mesmo com os firewalls potentes e outras questões de privacidade que o Facebook possui. A preocupação é grande ao ponto de o próprio perfil da rede no Brasil postar esclarecimentos.
Pois bem, há sim um jeito bacana e passível de nota, de alterar, pelo menos por um período curto de tempo, as cores da barra superior da rede, colocando-a do jeito que você quiser. Eu mesmo postei essa dica no meu perfil do Facebook, mas como não há uma abrangência grande dele, fiquei forever alone neste caso. Bem, você entendeu.

Obs.: aplica-se se você tiver o Google Chrome.

1. Na página inicial do Facebook, aperte F12 ou Ctrl+Shift+J, ou ainda, vá no ícone da chave inglesa no alto do navegador, clique em "Ferramentas" e, em seguida, "Console JavaScript".






2. Na guia "Resources", clique ao lado da aba "Stylesheets" e procure pelo documento "-0hG1w5t86h.css" (sem aspas).





3. Clique duas vezes e procure pela linha 474, onde diz "#blueBar{background-color:#3b5998;min-width:981px;width:100%;z-index:300}"

4. Consulte uma lista de cores hexadecimais e substitua o #3b5998 pelo código de sua cor preferida ;D

Exemplos:
preto = #000000
branco = #FFFFFF
cinza = #CCCCCC
Mais exemplos neste site: http://erikasarti.net/html/tabela-cores-seguras-web-safe/

5. Feche a aba inferior e pronto! Apesar do ícone Facebook ficar com a cor azul característica, ainda não há evidências de que ela pode ser alterada por nenhum programa ou site que não seja um bom editor de imagens (se você tiver tempo e experiêncnia, pode tentar, mas me avise se conseguir!). Como a aba superior não é recarregada enquanto se navega dentro do Facebook, ela permanecerá com a cor que você atribuiu até que você feche completamente a página e abra-a de novo!

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Memes, a febre entre os internautas!

Primeiramente vamos explicar o que é "meme", para que os que ainda não conheçem possam entender do que estamos tratando aqui.
No que diz respeito à sua funcionalidade, o meme é considerado uma unidade de evolução cultural que pode de alguma forma autopropagar-se. Os memes podem ser ideias ou partes de ideias, línguas, sons, desenhos, capacidades, valores estéticos e morais, ou qualquer outra coisa que possa ser aprendida facilmente e transmitida enquanto unidade autônoma. O estudo dos modelos evolutivos da transferência de informação é conhecido como memética.
Os memes se tornaram febre entre as pessoas que estão procurando entretenimento ou que quer apenas dar boas risadas na internet. São incontáveis o número de sites que pública diariamente mais de 20 ou 30 tirinhas com os famosos memes.
A seguir, alguns dos memes que existem na internet e um exemplo de situação onde eles poderiam ser utilizados:




 Me Gusta

O meme “Me gusta” (que quer dizer mais ou menos “eu gosto”, em tradução livre), surgiu primeiramente com uma conotação sexual, mas com o tempo foi ganhando espaço em diversas tirinhas e se tornou um dos mais famosos memes da internet.













Fuck Yea


Esse meme surgiu em 2010 e tornou-se muito popular, pois representa alguém que consegue se dar bem em uma situação, seja algo comum do dia a dia, ou seja, em um situação realmente doida. Fuck Yea poderia ser traduzido, mais ou menos, como “Sou Foda” .





LOL

Esse meme, não era um meme e sim uma expressão do "internetês" bastante conhecida que significa rir alto, rir muito, muito mesmo ou ainda rir muito e alto. Com o tempo foi necessário à criação de um personagem para essa expressão, assim em 2010 surgiu esse meme, que é derivado de uma expressão da internet.






Rage Guy

Esse desenho quer exprimir a ideia de que algo deu errado ou uma situação que deixou a pessoa muito brava. Muito famoso, ele virou uma febre na internet, sendo um dos principais memes.







 Forever Alone

Surgiu no Tumblr. Esse desenho ganhou proporções enormes rapidamente, tornando-se um sinônimo de uma pessoa solitária e também virando personagem de um grande número de aparições em tirinhas que fazem muito sucesso.







Poker Face

Este meme é menos conhecido que os demais, porém está se popularizando. Ele representa alguém que passa por situações constrangedoras, como mijar na cama, ser pego roubando ou qualquer outra situação que deixaria alguém muito constrangido.





sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

A SOPA mais amarga da internet

Um dos ecos de 2011 que ainda ressoam neste ano na internet mundial pode trazer graves consequências aos conteúdos distribuídos na rede. Estou falando do já conhecidíssimo e polêmico SOPA (Stop Online Piracy Act), projeto de lei do Congresso norte-americano que, se aprovado, pode mudar as diretrizes de diversos sites.

Capitólio, em Washington: daqui vai sair a decisão que pode mudar a internet que conhecemos

Claro que um roteiro desses já conhecemos, mas uma ideia como esta estava restrita somente à ficção. À princípio, um projeto que regulamentaria a internet nos Estados Unidos, ou no mundo in loco, já que as maiores gigantes do setor estão lá, parecia válido, mas se pararmos para pensar que, além disso, o governo dos EUA adquire o direito de rastrear onde os usuários de internet de todo o mundo estão visitando, aí é outra história.
Você pode pensar que a imprensa, como um todo, é golpista e que uma lei dessas não faria sentido em lugar nenhum, mas se você é um desses, saiba, está enganado. Desde que corporações de tecnologia ficaram frente a frente com as empresas geradoras de conteúdo de entretenimento, a coisa começou a ficar tensa. De um lado, Google, Facebook, Wikipédia, Amazon, eBay e outras que dependem do compartilhamento de conteúdo para sobreviver, de certa forma. De outro, Universal Music Group, Warner, Disney, entre várias que apoiam o projeto. Para você, abro a discussão de novo, quem é mais importante?
Já se sabe que a pirataria consome recursos que a indústria da música poderia arrecadar. Mas eu, a meu ver, nunca gostei desta história de "indústria". Tá certo, a música e o cinema não seriam os mesmos se não houvesse corporações que gerenciassem seus artistas e suas produções, mas isto não é justificativa. PIRATARIA é ainda outra história. Mas o SOPA engloba tudo isto. Qualquer compartilhamento de conteúdo seria suspeito.
E isto não é bom para a internet em geral. Sou contra o SOPA e digo mesmo: em alguns casos, a imparcialidade não vale, ainda mais quando mexe com o bom senso coletivo.

--------------------------------------------------------------------------------------
Nota: o Brasil é da turma do "deixa-disso": aprovou o fim dos impostos para CDs e DVDs de artistas nacionais. É um começo, felizmente.

Um abraço, e até a próxima!