sábado, 31 de dezembro de 2011

Retrospectiva 2011

Separamos alguns vídeos para relembrar os acontecimentos em 2011.

Stand Up de Tânio Borges


Retrospectiva CIESP/FIESP/SESI/SENAI


Retropectiva Baixaki Jogos


Retrospectiva Guri de Uruguaiana


Retrospectiva Google


Retrospectiva Auto Tune


Retrospectiva Omelete TV - Música e Séries


Retrospectiva Top 5


Estes são alguns vídeos que separamos para que possamos relembrar algumas coisas que aconteceram no ano de 2011.

Desejamos a todos um ótimo 2012, cheio de amor, paz, alegria e realizações. Que este seja melhor do que 2011.

Um abraço da equipe do blog da Revista O Mate.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Acaba distinção entre trabalho na empresa, em casa ou a distância...

A Lei 12.551, sancionada no meio de dezembro, alterou o artigo sexto da CLT para equiparar os efeitos jurídicos do trabalho exercido por meios telemáticos e informatizados ao exercido por meios pessoais e diretos. Significa que, no Brasil, deixa de haver distinção entre trabalho na empresa, em casa ou a distância. A lei é uma tentativa de acompanhar o avanço da tecnologia e o aumento da preocupação com qualidade de vida. Agora, oficialmente, não importa mais o local de trabalho, mas se o trabalhador executa a tarefa determinada pela empresa.
O funcionário com carteira assinada que trabalha longe do escritório passa a ter os mesmos direitos dos outros, como hora extra, adicional noturno e assistência em caso de acidente de trabalho. O controle das horas e a supervisão do trabalho podem ser feitos por meios eletrônicos.
Desde o dia 15 de dezembro, data de publicação da Lei 12.551, o artigo sexto da CLT passa a ter a seguinte redação:
“Art. 6o Não se distingue entre o trabalho realizado no estabelecimento do empregador, o executado no domicílio do empregado e o realizado a distância, desde que estejam caracterizados os pressupostos da relação de emprego.
Parágrafo único. Os meios telemáticos e informatizados de comando, controle e supervisão se equiparam, para fins de subordinação jurídica, aos meios pessoais e diretos de comando, controle e supervisão do trabalho alheio.”
 Fonte: CIO

domingo, 25 de dezembro de 2011

Doodle de Natal

          
          O Google vem se especializando em criar animações especiais para datas comemorativas, os chamados doodles”. Evidentemente, o Natal não poderia passar despercebido. A companhia colocou no ar, em sua página inicial, uma bela arte natalina.

          Na página, aparecem vários botões sob o logotipo do Google. Ao clicar em qualquer um deles, as letras que formam o nome da empresa são substituídos por símbolos natalinos. Após clicar em todos, é executada uma versão instrumental de “Jingle Bells”, a canção-símbolo do Natal. Pouco depois, a página é direcionada à busca com as palavras “boas festas”.

Doodles

 

           Os doodles consistem em mudanças no visual do logotipo do Google, e são geralmente utilizados para celebrar feriados, aniversários e grandes acontecimentos da história. Até agora, mais de mil intervenções foram criadas.


          
          O Google já utilizou os doodles para homenagear grandes cientistas, artistas e políticos, além de celebrar datas de âmbito nacional e internacional. Muitas das intervenções extrapolam a ideia inicial de homenagem e se tornam logos interativos, como o pequeno jogo de Pac Man, criado em maio do ano passado, em homenagem aos 30 anos do clássico game.


       
          Outro doodle que fez sucesso foi a guitarra interativa em comemoração ao guitarrista americano Les Paul, que faria 96 anos se estivesse vivo, em junho deste ano. O logo se transformou em uma guitarra interativa, que podia ser tocada ao passar o cursor em cima das cordas. O sucesso foi tão grande que o Google criou uma página permanente para o instrumento virtual.


quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Capital europeia inaugura estátua gigante de Steve Jobs

          Budapeste, Hungria. A cidade é uma das mais bonitas da Europa, mas nunca presenciou uma revolução tecnológica que mudasse o estilo de vida das pessoas. Tampouco possui tradição consolidada neste campo, mas nesta semana, um fato chamou a atenção. A pérola do Danúbio foi a primeira cidade do mundo a inaugurar um monumento homenageando o cofundador da Apple e ícone tecnológico de nossos tempos: Steve Jobs.
          O responsável pela façanha foi o escultor húngaro Erno Toth, que resolveu recriar a aparência de Jobs em uma escultura que o retrara com seu traje tradicional: gola rulê, calça jeans e até mesmo os óculos tradicionais.

Erno Toth no momento da inauguração: Jobs agora é imortal

          A obra tem quase dois metros de altura e está localizada na entrada do campus da Graphisoft, exatamente neste endereço. Segundo o presidente da empresa, Gabor Bojar, em entrevista à agência de notícias Reuters, "ele foi uma das maiores (personalidades) da nossa era, e é isso que quisemos expressar com essa escultura". O executivo ainda explicou que, no início da empresa, em plena era comunista, Steve Jobs apostou no sucesso da companhia e doou dinheiro e computadores a ela.
A Graphisoft é uma companhia especializada em fabricar softwares de modelação de ambientes, semelhante ao estilo CAD. Foi fundada em 1982.

Um abraço, e até a próxima!

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Impressões sobre a timeline do Facebook

          Setembro de 2011. Enquanto alguns alunos do Curso Técnico em Informática da IENH, incluindo aqueles que administram este blog, estavam em Montevidéu, comparecendo ao XXI Encontro GeneXus, nos Estados Unidos a maior rede social do mundo anunciava grandes mudanças. A chamada "nova timeline", ou seja, a visão dos perfis dos usuários totalmente modificada, provocaria alvoroço em toda a internet, levando em consideração que o Facebook tem alcance mundial inquestionável.
          O anúncio ocorreu durante a F8, conferência para desenvolvedores que se realiza anualmente em São Francisco, na Califórnia, sede do Facebook. Não por acaso, a expectativa sobre quem receberia as novas funcionalidades primeiro se espalhou rapidamente, visto que os supostos "convites" seriam distribuídos apenas a pessoas escolhidas (uma estratégia que o Google já tomou diversas vezes, e vejam só, deu certo). Sites com links duvidosos, tutoriais e até extensões para navegadores prometiam antecipar estas funções, mas o que se viu mesmo foi uma campanha discreta e bem sucedida. A princípio, somente gente de fora do país receberia os tais convites, o que incomodou os brasileiros de certa forma.
          Ok, mas aí chegamos em dezembro. É época de renovar, e a rede de Mark Zuckerberg, que não havia tomado grandes atitudes com relação à mudança de funcionalidades nos últimos anos (talvez a maior mudança  antes dessa tenha sido mesmo a inclusão de aplicativos), lançou para o mundo ouvir - e testar - a nova timeline. Segundo o criador da rede, este é "o coração da sua experiência no Facebook", o que não é de se espantar vindo do gurizão com pinta de Steve Jobs.
       Pois bem, este que vos escreve resolveu testar a nova função, exatamente quando recebeu a notícia.

Nova página de perfil: mais dinâmica, com identidade própria

          Apesar de vídeos, imagens e posts em formato de texto parecerem ficar bagunçados, a realidade é que eles podem ser editados próximos uns aos outros. Cada "janela" com uma atividade diferente pode ser reorganizada, fazendo com que um conteúdo não fique sobreposto a outro, mas com a sua cara. Geralmente, o próprio Facebook prioriza as atividades recentes, amigos e links para atualização de status, tanto por meio de texto como foto ou vídeo, da mesma forma como já acontecia antes. Porém, tudo isto pode ser colocado em qualquer parte da página, dependendo como o usuário utiliza o site.
         Na minha impressão, o perfil do usuário tornou-se um grande centro de gerenciamento de atividades do Facebook, eliminando, pelo menos em parte, a necessidade de uma página inicial, pois todas as atualizações relevantes localizam-se no canto superior direito da tela, e o bate-papo, no restante do canto direito.
             A meu ver, no futuro o Facebook poderá retirar esta página inicial, fazendo com que o usuário, ao se conectar, entre diretamente em sua página de perfil, gerenciando todo o restante do conteúdo por meio dela. Parece não fazer muito sentido, mas se formos analisar, o site já consegue refletir o mundo em que vivemos, e será assim daqui para diante. Ou será que não teremos mais gente morando sozinha por aí?

Zuckerberg discursa durante a F8, com os dizeres ao fundo: "Timeline - A história de sua vida":
pode ser a ponta do iceberg

Um abraço a todos, e até a próxima!





Mark Zuckerberg processa Facebook

Mark Zuckerberg decide processar Mark Zuckerberg.
O Facebook ameaçou processar Mark Zuckerberg. Mas não é o Zuckerberg que você está pensando. Não, também não se trata de um clone ou coisa do gênero.
Essa história começou em Israel, quando este ano o empresário israelense Rotem Guez, sabe-se lá porquê, decidiu mudar seu nome para Mark Zuckerberg – sim, a mesma alcunha do todo poderoso fundador do Facebook.
De acordo com jornal Washigton Post, Guez depois de mudar seu nome, agora processa a rede social criada por seu xará porque sua página no Facebook foi bloqueada. E isso deixa Zuckerberg bem chateado.
Não adorarás falsos ídolos
E como tudo nessa vida, um processo leva a outro. Assim, o Facebook resolveu abrir um novo processo, agora contra Mark Zuckerberg, o empresário fanfarrão israelense.
Os advogados de Zuckerberg, o original, pedem ao "novo" Zuckerberg que desista de tudo isso. No processo, fica estipulado que ele nunca mais deve acessar o Facebook, nem seus serviços, suas plataformas ou sua rede, por nenhuma razão. Eles afirmam que o novo e falso Zuckerberg tentou ganhar dinheiro na rede social, se aproveitando da identidade do verdadeiro e inimitável Mark Zuckerberg.
O processo será interrompido caso Zuckerberg 2 abandone a blasfêmia e volte a adotar seu nome, segundo o TG Daily.
Afinal, só pode haver um Zuckerberg.

Por Guilherme Abati

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Santa Claus Gaudério - Mas que tal!

          Gostaria de agradecer nosso querido amigo Jean Marcel de Lima, músico e desenhista nas horas vagas, o peão que desenhou este Papai Noel Gaudério para o blog. Gostaria de aproveitar este chasque e agradece-lo pelo apoio prestado para o blog e também nas duas edições da revista O Mate que foram impressas e distribuídas gratuitamente em São Leopoldo e Novo Hamburgo. Sempre que precisamos de seu suporte, prontifica-se de imediato a ajudar com tudo que está a seu alcance, só quando o assunto foi dinheiro, ficou meio xucro mas, não tem problema, isso é o de menos. Aproveitando, gostariamos de agradecer pelos chasques já postado e também pelos que virão do nosso mais novo integrante Felipe Reis Faleiro, espero que essa parceria dure tempos.
          Sem esquecer, é claro, é de vital importância agradecer a ti, leitor do blog da Revista O Mate, que nos acompanha nessa caminhada de muitas dificuldades. Muito obrigado por acessar e ler nossos chasques, sem essa gente bonita acessando o blog não haveria motivos para continuar.
          Obrigado a todos que sempre estão conosco.
Equipe Revista O Mate

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Cloud Computing

          Se bem analisado, de certa forma, já utilizamos Cloud Computing, denominado a partir de agora como CC, a muitos anos. Todos os seus e-mails, por exemplo, ficam armazenados em um servidor, e isso acontece desde que o e-mail foi criado. A única diferença de uma caixa de e-mail e do CC, é que usando a tecnologia nas nuvens, podemos armazenar qualquer tipo de arquivo, não só e-mails.
     Esta tecnologia beneficia e muito, usuários físicos e principalmente usuários jurídicos bem como, governo, universidades e outros, pela facilidade na troca de informações.
Para usuários comuns, o CC pode ser muito útil e substituir o Pen Drive, pois podemos armazenar arquivos nas nuvens e acessá-los de qualquer lugar do mundo sem o perigo de perde-los utilizando alguns softwares como DropBox. Já para empresas e órgãos federais, estaduais, municipais e governamentais, que possuem uma grande quantidade de dados, a solução é contratar empresas que vendem espaço nas nuvens como a Locaweb, RedeHost, onde você pode escolher a configuração do servidor sempre sendo informado do valor que irá pagar pelo plano, a Oracle que utiliza a tecnologia de CC para rodar aplicações JAVA e Oracle nas nuvens e a Alog - Data Centers do Brasil. Esses são alguns exemplos de empresas que trabalham com a tecnologia que está revolucionando a forma de armazenamento de dados.
          Essa tecnologia existe a pouco mais de cinco anos, mas no Brasil começou a ser implementada a menos tempo. Trás grandes soluções empresariais e grande economia quando se trata de armazenamento de dados, pois eliminaria grande quantidade de hardware, gerando menos manutenção e também a economia com mão de obra referente a infra-estrutura. Um servidor nas nuvens com Sistema Operacional Windows Server 2008 R2, processador com 2 núcleos de 1.6 Ghz, 4GB de memória RAM, 300 GB de armazenamento, com transferência de 100GB e gerenciado pela própria empresa que fornece o serviço custa em torno de R$749,00 por mês, ou seja, muito menos do que o funcionário que seria contratado para gerenciar o servidor. Além disso, esse profissional não perderia o emprego, pois alguém tem que gerenciar o servidor que fica na prestadora de serviços.
          Ainda não se tem um conceito de CC bem definido, pois as opiniões são variadas. É isso que mostra o vídeo da fornecedora Joyent. Confira!




          O principal ponto na CC é a questão segurança e confiabilidade. O usuário terá que ter 100% de garantia de que quando precisar seus dados estarão disponíveis e que estejam em segurança todo o tempo. Nesse caso, o maior agravante é quando uma empresa hospodar seu sistema com processamento de dados financeiros, informações que não podem ser perdidas e nem corrompidas.
Para que questões como essas entrem em vigor, três grandes empresas do mercado da tecnologia - Intel, HP e Yahoo! - formam uma aliança. “Hoje as questões de segurança e confiabilidade são inibidores do modelo. A idéia é identificar como atender esses requerimentos e criar padrões”, explica Sena, da HP.

          Assista o vídeo abaixo para entender melhor a CC.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Chrome 16 já está disponível

           O Google anunciou, na manhã desta quarta-feira, o lançamento da mais nova versão de seu navegador, o Chrome. Com a versão chamada de 16.0.912.63, o navegador, que já é o segundo mais utilizado na América Latina e consolidou sua liderança no mês passado aqui no Brasil, agora conta com múltiplos perfis de usuários por padrão (antes, esta funcionalidade deveria ser autorizada através do menu chrome:flags). Também foram implementadas novas permissões para extensões instaladas no navegador, assim, por exemplo, determinada função pode realizar certa tarefa somente com o consentimento do usuário no momento da instalação.
          Vale lembrar que a última atualização havia sido em 10 de novembro, com a versão 15.0.874.120, seguindo, assim, o ritmo de cerca de quatro semanas para cada nova atualização e seis semanas para cada nova versão.


Tela que informa a versão: Chrome não perde o ritmo e se consolida ainda mais

          O Google Chrome 16 está disponível no site oficial, neste link.
Até a próxima!

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Um novo começo - novamente

         Quando somos compelidos a participar de algo, fizemos por livre e espontânea vontade. Sabemos das responsabilidades que envolvem um trabalho que já demonstra qualidade, e quando somos chamados a participar, nossa maior vontade é de se jogar de cabeça na ideia e manter o mesmo nível.
          Comigo não está sendo diferente. Eu, Felipe Faleiro, agora sou um membro escritor da Revista O Mate, da qual nunca havia participado, mas para mim, é mais um desafio interessante. Fui convidado pelo Felipe Premaor, administrador deste blog e amigo desde o início do ano, e aceitei logo.
Tenho 19 anos, gaúcho de Estância Velha mas moro em Novo Hamburgo, curso Técnico em Informática na IENH e é, por assim dizer, a terceira vez que procuro me aventurar na blogosfera: fui dono do Blog Azul da Morte durante dois anos e colaborei com o ColunaTri por alguns meses.
          Minhas postagens são sempre cheias de links e referências, pois penso que fica muito mais intuitivo e bacana se você mesmo puder apontar os caminhos para os leitores, e eles irem atrás de informações que possam complementar o que você escreveu.
Temos um longo caminho pela frente, e espero corresponder às expectativas positivas e à criatividade que me foram depositadas.
           Um abraço a todos, e até a próxima!