quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

NASA descobre Sistema Solar...


Os seis planetas do Kepler-11 comparado
com a Terra e com Júpiter

Na última década a descoberta de planetas fora de nosso sistema solar aumentou considerávelmente. Antes apenas 50 tinham sido descobertos para mais de 500 até até hoje. Se fosse descoberto mais um ou dois não seria uma novidade, mas a sonda espacial Kepler, lançada pela NASA em 2009, fotografou um sistema solar com seis planetas orbitando em torno dele.

A muito tempo já sabemos que sistemas solares são muito comuns. Em 2009 um grupo de europeus encontrou um com seis planetas que não transitam. O que é surpreendente é o quão perto eles estão um dos outros, estão tão perto que o planeta mais distante do "Sol" tem uma translação (período em que um planeta demora para dar uma volta em torno do sol) menor do que 50 dias. Este foi o mais compacto sistema solar descoberto até hoje.
A estrela (o sol do novo sistema solar) foi batizada de Kepler-11, nome da sonda que a NASA enviou.
Os cinco planetas mais perto da Kepler-11 saõ os menores, em questão de massa, já medidos pelos ciêntistas. O Kepler-11b, o menor dos seis, tem raio de 1,97 vezes o da Terra e massa de cerca de 4,3 vezes maior do que o nosso planeta. A sonda Kepler continuará analisando e enviando informações sobre o novo sistema.

54 planetas habitáveis dentre 1200 descobertos

A Kepler está a 4 meses enviando dados a NASA e detectou 1235 candidato a planeta. Foram detectados 115 sistemas com dois planetas, 45 com três, 8 com quatro e 1 com cinco. Todos são, ainda, considerados candidatos, pois a Kepler mede apenas o raio e não a massa dos planetas. Destes 54 candidatos a planetas na zona habitável, 49 vão de duas vezes o tamanho da Terra a maiores que Júpiter e apenas cinco são de tamanho similar à Terra.

O nosso Sistema Solar comparado com o Kepler-11

Apesar de tudo, a Kepler ainda não avistou um planeta com as caraterísticas da Terra. Ou seja: rochoso, com translação de centenas de dias e considerável pelos cientistas como habitável: ou seja, com a presença de água e condições favoráveis à vida. Apesar de Kepler já ter encontrado 54 candidatos a planetas habitáveis, serão necessários 3 anos de estudos e análises dos dados da Kepler e ainda em conjunto com dados de telescópios localizados na Terra para confirmar os dados mandados pela Kepler. Destes 54 candidatos a planetas na zona habitável, 49 vão de até 2 vezes o tamanho da Terra a maiores do que Júpiter e apenas cinco são de tamanho similar à Terra.

Encontrar planetas parece ser fácil para a NASA, mas o financiamento para o trabalho é que não tem sido fácil. Missões bilionárias específicas, como o caso da Missão Espacial de Interferometria que iria buscar especificamente planetas com massa e órbita semelhante à da Terra em estrelas próximas semelhantes ao Sol, são canceladas para que os astrônomos possam detectar os planetas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário