segunda-feira, 23 de junho de 2014

Aqui fora, a festa é a mesma

É um dia frio. A brisa sopra leve do Rio Guaíba, logo ao lado, mas não tira a angústia de torcedores que, empunhando bandeiras, camisas e rostos pintados, observam o grande telão. Na imagem, uma partida entre duas seleções, que estão jogando ali próximo, no Estádio Beira-Rio, uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. Aos poucos, o sol vai dando lugar à escuridão, as camisas são escondidas pelas blusas mais pesadas, a agonia é substituída pela emoção - ou frustração, dependendo do lado em que você está. Seja bem-vindo à FIFA Fan Fest.
Criada em 2002 pela entidade que organiza os Mundiais de futebol, e ocorrendo a cada quatro anos na mesma sede da competição entre seleções, o evento gratuito destina-se a acolher a grande maioria de turistas que quer viver o clima da Copa, mas não conseguiu ingressos para adentrar à arena do espetáculo. Aqui, do lado de fora, a festa não dura somente os noventa minutos da partida, mas dias inteiros.
Fui a um destes eventos em uma ocasião ainda mais especial para muitos dos visitantes. A partida entre Argélia x Coreia do Sul ocorreria naquele dia, e poderia ser a oportunidade de ver como a paixão pela equipe poderia superar as fronteiras oceânicas. Argelinos cruzaram meio mundo para chegar a Porto Alegre; coreanos, um planeta inteiro. Nada poderia tirar a fantástica sensação de estar em um lugar totalmente novo, com uma cultura diferenciada - se para brasileiros o Rio Grande do Sul já é território desconhecido, o que dirão os estrangeiros.
Grata surpresa quando chego: um trio elétrico com torcedores argelinos na subida da avenida Borges de Medeiros, para quem sai do Mercado Público em direção ao Centro Administrativo, em uma trilha urbana de cerca de dois quilômetros, bem sinalizada, intitulada propositalmente "Caminho do Gol". Músicas em árabe dão o tom da festa, mas chama a atenção a quantidade de câmeras apontadas para os torcedores, dada a dimensão e a espontaneidade do evento.

Festa argelina em Porto Alegre: praticamente em casa (Reprodução/Facebook)

À medida em que me aproximo do Anfiteatro Pôr-do-Sol, novas manifestações ocorrem, mas dando a entender que os africanos do norte estão mais confiantes no resultado da partida do que os leste-asiáticos, mesmo que, até ali, ambas as seleções necessitavam da vitória para continuar sonhando com uma vaga na próxima fase. A Argélia havia perdido o primeiro jogo para a Bélgica; a Coreia do Sul empatara com os russos.
Na Fan Fest, tudo é clima de festa, realmente. Torcedores com bandeiras da Bélgica, Austrália, Rússia, México dividiam espaço com as duas seleções a se enfrentarem no Beira-Rio, e é claro, com muitos brasileiros e... argentinos. Dezenas deles. A Argentina é a próxima equipe a jogar em Porto Alegre, contra a Nigéria. Duzentos mil hermanos são esperados para esta partida, somente na capital gaúcha.
Chega próximo das dezesseis horas e a maioria dos argelinos e sul-coreanos somem. Provavelmente tomam o rumo do estádio, que logo mais toma conta do telão instalado acima do palco principal da Fan Fest. A imagem, em altíssima definição, mostra a arena pintada de verde e vermelho, as cores de Argélia e Coreia do Sul. Aqui embaixo, tive sorte. Logo, um grupo de três argelinos se instala em minha frente, para acompanhar o jogo ali próximo.
No campo, vitória da seleção africana, 4 a 2. Que bom, estava torcendo por eles, tanto pela simpatia demonstrada quanto pelo entusiasmo geral da torcida verde-e-branco.

Turistas argelinos acompanhando o jogo da seleção nacional na Fan Fest: emoção estampada nas bandeiras (Reprodução/Facebook)
 
Vi gritos, vivas e certas lamentações por vezes, câmeras de TV procurando curiosos - os turistas diante de mim foram entrevistados pelo menos três vezes - e pessoas somente interessadas pelo espetáculo. Mas vi principalmente o que a paixão pelo futebol consegue inspirar nos seres humanos, residentes ou estrangeiros, independentemente de idioma. Mais ou menos como afirmou o presidente da FIFA, Joseph Blatter, em citação trazida pelo site oficial da entidade: "A Fan Fest vai continuar a ser uma parte fundamental das edições futuras da Copa do Mundo. Essa decisão foi tomada há muito tempo, e pelos próprios fãs."

Nenhum comentário:

Postar um comentário