quinta-feira, 19 de julho de 2012

Uma pequena homenagem

Quando o Felipe Premaor me convidou para fazer parte do Revista O Mate como colaborador, mais ou menos em abril deste ano, eu não fazia ideia da responsabilidade que este ato traria. Escrever é algo maravilhoso, ao meu ver, mas não sabemos realmente se seremos reconhecidos como bons agregadores de conteúdo, ou até mesmo bons escritores.
Ao longo do tempo, fui redescobrindo a mim mesmo, e aí nasceu a grande amizade. Quando eu ficava um bom tempo sem escrever aqui, por motivos quaisquer, ele vinha e comentava. Quando alguma postagem nova nascia de nossas mentes, quase sempre um comunicava o outro. Compartilhávamos opiniões, críticas ao fato de que sempre havia algo a ser mudado no blog, ou algo novo que poderia ter sido feito antes e não foi realizado antes. De certa forma, nós dois, como colegas do curso Técnico em Informática, sempre tínhamos coisas a pesquisar, e nessas andanças pela vida, achávamos algo realmente interessante e colocávamos no blog.
Mas, agora, isto mudou.
Algo que sempre aprendi foi valorizar as amizades que temos. Felipe Premaor foi um cara que me transmitia serenidade, sinceridade e o valor de uma amizade bem constituída, principalmente nos lugares que estávamos. O blog Revista O Mate foi um instrumento que ele criou e no qual se dedicou ao máximo, talvez para deixar um grande legado.
Quem lê suas postagens percebe que sua preocupação com a verdade vai além das letras. Ele nunca admitia que fatos inverídicos fossem postados, mas se divertia quando algo realmente interessante era colocado aqui.
Mas, como eu falei, nossa amizade ia além do Revista O Mate. De fato, conheci-o a apenas um ano e meio, mas parece que faz mais tempo, visto como ele conversava e contava suas histórias, de um jeito tão natural como alguém bem vivido. Seu riso solto e seus bordões (como "feito, meu velho!", quando acontecia algo importante ou provocativo) fazia Felipe ser ele mesmo, com personalidade própria. Acredito que ele admirava meu jeito de ser, assim como eu o admiro muito mais agora, e da mesma forma as pessoas que conheceram seu trabalho. Postar em um blog em que ele era o administrador foi pra mim um grande fato quando recebi o convite.
Felipe Daniel Premaor era uma pessoa excepcional. Cara trabalhador, admirador do bom cinema (inspiração para o blog Revista O Mate - Filmes e Seriados, o qual também ele é admin), da cultura gaúcha, do Grêmio, corridas de rua e de cerveja artesanal, mas recentemente, ele procurava ampliar seus horizontes. Sempre quis dar uma vida digna para sua família e para sua noiva, à qual havia conseguido tal status após seis anos de namoro.

Felipe Faleiro e Felipe Premaor em Montevidéu, setembro de 2011:  a ocasião que iniciou a amizade (Foto: Reprodução/Facebook)

Reflito aqui e lembro-me de sua dedicação às atividades que iniciava. Ele não desistia facilmente de um projeto, e mesmo que havia relutância de algum amigo próximo em realizar algo que ele queria, Premaor ia e fazia ele mesmo, se necessário.
Nunca o vi triste, somente indignado com seu clube do coração de vez em quando, algo natural para os amantes do futebol.  Fato este que volta e meia provocava discussões sadias entre amigos, daquelas que terminam quase sempre em um aperto de mão sincero.

Perfil do Felipe no Facebook: muitas mensagens de apoio

Ambos os blogs, Revista O Mate e seu parceiro, Filmes e Seriados, não vão acabar; pelo contrário, assumindo estes projetos como faço, tenho certeza que deixarei meu grande amigo ainda mais feliz e realizado, e com a sensação que seu dever na Terra foi cumprido.
Por fim, peço meu perdão a todos se publico inverdades aqui, pois apenas queria deixar minha homenagem a um cara que deixará saudades. Muitas mesmo.
Sevocê quiser deixar sua mensagem, aqui está o endereço do perfil do Facebook. Twitter aqui.

Felipe Daniel Premaor
* 04/03/1988
† 17/07/2012

À família e aos mais próximos, que Deus os abençoe e os guie neste momento difícil. Ao Premaor, saudades e nossas orações. Fica com Deus.
Um grande abraço a todos, e até a próxima!

7 comentários:

  1. Faleiro, lindas, sábias e verdadeiras suas palavras, mostra realmente tua amizade com este guri,parabéns por assumir e levar a frente este projeto pois vai deixar a todos nós muito felizes.Vai em frente amigo.Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olha em que enrascada esse guri te colocou hein Felipe Faleiro!!
    Queria te agradecer por ter apoiado e ajudado ele no blog, eu não sou muito boa em escrever notícias, e ele encontrou alguém à altura dele para isso.
    Gostaria mesmo que você continua-se postando seus conhecimentos em diversos assuntos como já vinham fazendo, pois sei que assim, você ajuda muita gente a se informar melhor do que acontece no mundo!
    E pode ter certeza que ele estará iluminando teu caminho!
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Nossa...Olha que coincidência!
    O pai (Milton) lá no trabalho dele e eu em casa.
    Postamos quase na mesma hora!

    ResponderExcluir
  4. Felipe Faleiro, que lindas palavras...sou a mãe desse grande homem, digno, sábio, lindo, querido, amado, alegre, bobo, brincalhão, palhaço, e uma pessoa exepcional...a vida que ele levou foi digna do meu filho, não poderia ser diferente, como eu já disse, eu tenho orgulho de ter sido a escolhida para dar a vida ao Felipe.....

    ResponderExcluir
  5. Faleiro... obrigado pelas palavras, sou cunhado do Felipe e acompanho a revista a tempos... continue ai com a revista, nos aqui e ele também vamos ficar feliz com isso, Abraço

    ResponderExcluir
  6. Pessoal, obrigado pelas mensagens de apoio, mesmo sabendo que vocês têm mais a dizer do que eu. Como sei, tudo o que está aqui é apenas uma forma de demonstrar minha gratidão pelo Felipe Premaor, que estará sempre nos corações e mentes de quem o conhecia.
    Um forte abraço a todos, e espero sinceramente que o Revista O Mate seja mais que uma ferramenta para se lembrar de suas palavras, mas sim um instrumento a mais que possa fazer as pessoas sorrirem.

    ResponderExcluir
  7. Felipe.....que Deus te abençoe, e que tu continues a colocar as tuas idéias aqui na revista, que meu amado e querido filho idealizou e realizou junto contigo. Que ele sirva de inspiração para a continuidade desse sonho....queria te agradecer por manter viva a revista e através dela manter vivo um pouquinho do meu filho....obrigada Felipe Faleiro por tudo....um mega beijo no teu coração......

    ResponderExcluir